Malce - Memorial Pontes Neto

Projeto Sextou no Malce recebe visita de servidores de órgãos públicos e privados

Por Júlio Sonsol, com Agência de Notícias da Alece
18/11/2024 07:49 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Servidores da CGE durante visita ao Malce no dia 8 de novembro Servidores da CGE durante visita ao Malce no dia 8 de novembro - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) já realizou sete edições do projeto Sextou no Malce, por meio do Memorial Deputado Pontes Neto, ao longo deste ano. A ação teve início 9 de agosto, apresentando  aos servidores do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) a exposição permanente do equipamento. Os setores da Casa que desejarem participar da iniciativa podem ser inscrever no link https://tinyurl.com/yc7dvytc .

Na dia 8 de novembro, foram recebidos os servidores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). A iniciativa tem por objetivo fazer uma maior aproximação com servidores, órgãos públicos, sociedade civil e integrantes do Poder Legislativo, além de apresentar conhecimentos da história política do Ceará, por meio da exposição permanente do museu.

Também participaram das visitações servidores e servidoras de Serviços Gerais (duas oportunidades), Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Controladoria e Comissões Técnicas, totalizando sete edições.

Objetivos

O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, afirma que a proposta do projeto é proporcionar condições para que servidores e colaboradores da Alece, além de colaboradores dos demais órgãos públicos e instituições privadas, possam conhecer a Assembleia Legislativa por meio de uma perspectiva e abordagem mais detalhada, apresentando fatos históricos do Poder Legislativo estadual, sob uma perspectiva da evolução da instituição.

Durante a visita, os participantes também conheceram a exposição de curta duração "Da Imposição à Cidadania, 1824 a 2024: Dois Séculos de Lutas e de Conquistas”. A iniciativa marca a comemoração aos 200 anos da primeira Constituição brasileira e retrata os principais avanços políticos e sociais decorrentes das constituições brasileiras ao longo de seus 200 anos, a partir da Carta Magna de 1824. O grupo também conheceu o Plenário 13 de Maio da Casa.

“Nós queremos proporcionar aos visitantes a condição de refletir e de ponderar sobre a importância da história e da cultura que nós apresentamos na exposição permanente a fatos e documentos da política cearense desde 1808. Todos vão ter também ainda a oportunidade de conhecer a nossa exposição que conta a história dos 200 anos das constituições brasileiras desde a imposta por Dom Pedro I até a Constituição Cidadã, de 1988”, avisa.

Projeto promoveu sete encontros neste ano - Foto: Bia Medeiros

Durante a visita também é realizado um tour pelo plenário 13 de Maio, para que as pessoas possam conhecer o parlamento após a reforma em decorrência do incêndio que danificou as instalações do local. “É uma oportunidade que o Malce proporciona aos segmentos específicos da sociedade para que possam refletir e se encontrar com a sua própria história. Porque a história do Ceará é também a nossa história”, acentua.

Reconhecimento dos visitantes

A auditora de controle interno da CGE, Dimona Albuquerque, que participou da visitação no dia 8 de novembro, elogiou o projeto do Malce e se disse impressionada com o acervo à disposição do público, além destacar o papel do Memorial em estimular que mais pessoas possam ter conhecimento sobre a política cearense.

“É muito importante que as pessoas saibam mais sobre a nossa história. O Malce, além de trazer peças históricas ele tem uma parte tecnológica e que torna bem interativoo conhecimento da nossa história. É preciso saber que a política que impacta na sociedade e também na nossa vida privada. Eu aconselho a todos essa visita”, pontuou a auditora.

A historiadora do Malce, Isadora Ventura, reforça que o programa busca estreitar os laços do equipamento com os servidores do Poder Legislativo. ''A exposição do Malce tem exatamente o objetivo de discutir a história do Poder Legislativo cearense, dialogando com a política brasileira", acentua.

Agendamento

Para participar do projeto, os interessados devem se inscrever pelo link https://tinyurl.com/yc7dvytc . A visita também pode ser agendada por meio dos telefones (85) 3277-3700, (85) 3277-3707 e também pelo WhatsApp (85) 98780-3142.

Malce

O Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Deputado Pontes Neto (Malce) foi criado em 1997 e reinstalado em 2010, sob nova concepção historiográfica, museológica e expográfica.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também