PROSA

Projeto Realizar faz 189 atendimentos no primeiro semestre

Por Júlio Sonsol
04/07/2024 14:18 | Atualizado há 2 meses

Atendimento individualizado contempla servidores e colaboradores da Alece Atendimento individualizado contempla servidores e colaboradores da Alece - Foto: Bia Medeiros

O Projeto Realizar, desenvolvido pelo Programa de Reflexão Sobre o Amanhã (Prosa) e Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa Estado do Ceará (Alece), atendeu 189 servidores, colaboradores e terceirizados da Casa durante o primeiro semestre deste ano. A informação é da diretora do DGP, Elenice Ferreira Lima, acrescentando que o Programa também concluiu quatro turmas do curso "Um Novo Olhar Sobre o Amanhã".

Conforme a titular da DGP, o Prosa busca trazer qualidade de vida para os servidores. "A gente pensa no que o Departamento, junto com o Prosa, pode oferecer para todos terem uma melhor qualidade vida, ou seja, de que forma podemos melhor atender todos os efetivos, terceirizados, aposentados estagiários e colaboradores", acentua.

Os atendimentos prestados pelo projeto Realizar são efetivados por quatro profissionais, sendo  duas psicólogas, por meio da escuta psicoemocional e psicossocial, um consultor financeiro e uma pessoa que realiza um projeto de vida para cada servidor, dando a ele uma condição de melhoria de vida, explica Elenice.

As escutas, conforme explica a diretora do DGP se dão de forma sigilosa e individual com os profissionais, para que cada um possa se abrir e dizer "dos seus anseios, dos seus problemas e desenhar um projeto de vida a longo, médio e curto prazo, dependendo do que quer realizar". acentua.

Parceria

Elenice Ferreira Lima acentua que há também uma parceria com as Células do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), e que, quando há necessidade, o profissional é atendido e  encaminhado para células de Odontologia, de Psicologia e de Terapia Ocupacional, dentre outras, para que seus problemas sejam diagnosticados e tratados. "Muitos servidores sofrem com a Fibromialgia, que é mantida oculta por inibição. Mas aqui damos o   encaminhamento adequado a cada caso", assevera.

Este trabalho está sendo possível, segundo a diretora do DGP, devido ao apoio do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), e da primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão. Ela revela ainda que tem recebido colaboração dos diretores Luis Edson Sales (DSAS), Sávia Magalhães (Diretoria Geral) e Lise Novais (Departamento de Administração).

Ainda conforme Elenice, os servidores que buscam o atendimento podem acessar o Prosa pelas redes sociais, como o Instagram, presencialmente na sala do Programa, ou por contato telefônico, conforme a necessidade do servidor, colaborador ou terceirizado. "O profissional vai estar ali esperando para atender a pessoa no horário previsto", garante.

Elenice Ferreira Lima (centro), diretora do DGP, com equipe do Realizar - Foto: Bia Medeiros

A ideia, de acordo com a gestora, é também mostrar a  importância da preparação para que os servidores cheguem à aposentadoria com vida pessoal e financeira estruturada, e possam usufruir o novo momento. Elenice informa que os  interessados em fazer os  atendimentos podem procurar a sala do Programa, no quarto andar do Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), vizinho à sala da Biblioteca César Cals de Oliveira. Os contatos podem também ser feitos pelo telefone fixo 85.3277.2685 e pelos celulares 85.98195.1149 e 85.98181.6728, bem como pelo WhatsApp  85.98195.1148.

Os contatos devem ser feitos pela manhã e à tarde, as terças, quartas e quintas-feiras. O atendimento psicológico é realizado pelas manhãs das terças-feiras. O consultor financeiro César Wagner atende às tardes das terças, quartas e quintas-feiras, e a orientadora sobre projetos de vida, Leonice Holanda, atende às terças e quintas-feiras.

A equipe do Prosa, além de Elenice Ferreira Lima, é composta por Denilson Oliveira Adriano (orientador da Célula de Aposentadoria e Pensão), Giulia Araújo Mancilla (supervisora do Núcleo de Inativos da Célula de Aposentadoria), Maria Elisabeth Moraes (coordenadora do Prosa),  Isabel Gomes da Silva (articuladora),  Iza Castro e Lima (psicóloga), João Pedro Angelim, Maria Lima Peixoto, Maria Arlene Rabelo, Solange Veras Melo, Hasthanya Mendonça e Manoel Fernandes (agentes administrativos).

Entre as atividades contínuas desenvolvidas pelo prosa: Café com Prosa, momentos de descontração, realização de palestras, “Cinema com Dedinho de Prosa” debatendo sobre o tema exposto no filme, programa de sensibilização para o voluntariado e acompanhamento individual ao servidor, no que se refere à gestão financeira e projeto de vida.

Também são promovidos cursos e oficinas temáticas, são realizados grupos focais e são feitas homenagens a aposentados. O Programa “Estratégias de Preparação para a Aposentadoria” (EPA) e o curso: “Um Novo Olhar sobre o Amanhã”, em três módulos, são outras ações.

Serviço - Endereço: Edifício Deputado Euclides Ferreira Gomes (anexo II da Alece), 4º andar - Rua Barbosa de Freitas, 2709 - Dioníso Torres, Fortaleza - CE. Telefone: 85.3277.2685. Celular: 85.98195.1149 e 85.98181.6728. Email: prosa@al.ce.gov.br. Instagram: @prosa.al. Facebook: Prosa Alce.