Projeto Realizar do Prosa oferece consultoria financeira, projeto de vida e escuta psicossocial
Por Julyana Brasileiro e Paulo Veras06/05/2025 16:06 | Atualizado há 1 dia
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Uma vida financeira e pessoal bem estruturada é o pontapé inicial para garantir qualidade de vida, bem-estar pessoal e sucesso profissional. Os servidores da Assembleia Legislativa já tem meio caminho andado para trilhar um presente e futuro próspero por meio do projeto Realizar, desenvolvido pelo Programa de Reflexão Sobre o Amanhã (Prosa) do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP).
A iniciativa oferta serviços de consultoria financeira, projeto de vida e escuta psicossocial contribuindo para o autoconhecimento, realização de planejamentos pessoais, saúde financeira e desenvolvimento de competências.
Elisbeth Evangelista, coordenadora do Prosa, destaca que o Realizar surgiu a partir da experiência com o Prosa e foi idealizado pela diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Ferreira Lima.
Equipe do Prosa, como coordenadora Elisbeth Evangelista e Leonice Holanda, promove ações para servidores da Alece. Foto: José Leomar
Segundo ela, mais de 360 atendimentos foram realizados em 2024 impactando positivamente a qualidade de vida dos participantes. “Nossa meta é, a cada ano, ampliar o número de atendimentos, trazendo ganhos para os servidores nos aspectos pessoal e profissional. Os atendimentos são realizados gratuitamente por um time de profissionais capacitados que darão todo o suporte para que todos tenham uma vida equilibrada nos aspectos financeiro e pessoal”, explicou.
Além do projeto Realizar, o Prosa oferece cursos e palestras sobre variados temas. A coordenadora informa que ainda em maio a equipe do Prosa fará uma capacitação interna. “Queremos estar bem, antenados com todas as questões para poder prestar um apoio cada vez mais eficiente aos servidores que nos procuram”, afirma.
Um caso dois em um
O assessor parlamentar Luiz Soares do Nascimento trabalha na Alece desde 2019. No ano passado, seu setor recebeu a visita da equipe do Prosa e foi “amor à primeira vista”. "Passaram distribuindo panfletos e falando dos serviços prestados e divulgando um curso. Ficamos impressionados. Quatro pessoas se inscreveram”, contou.
Luiz participou então do curso “Um novo olhar sobre o amanhã”, que apresenta para os servidores e servidoras uma “degustação” dos serviços oferecidos pelo Programa. “Foi maravilhoso, muito melhor do que a expectativa criada. Por isso, desde 2024 eu tenho sido acompanhado pelas doutoras Leonice Holanda (projeto de vida) e Caroline Pires (escuta psicossocial), fazendo uso de dois serviços”, revelou.
O assessor Luiz Soares é acompanhado pelo Realizar desde 2024. Foto: José Leomar
O assessor afirma que este acompanhamento mudou sua vida. “A gente percebe que precisa de orientação para nos guiar em busca de nossos objetivos”, pontua. Luiz agradece a preocupação da Alece com o lado humano dos servidores e convida os colegas a conhecer as ações do Prosa. “Venha e se permita ter esta viagem de autoconhecimento”, destaca.
Consulta financeira
Conquistar a saúde financeira nem sempre é fácil. Uma simples conta atrasada ou algum gasto extra já pode comprometer o orçamento. O serviço de consultoria ajuda os servidores a organizarem suas finanças, planejarem o futuro e evitarem o estresse causado por dívidas e insegurança econômica.
O serviço trata todos os pilares da educação financeira e é realizado gratuitamente pelo analista financeiro César Wagner. Os atendimentos acontecem semanalmente nas tardes de terça, quarta e quinta-feira.
A consultoria financeira traz benefícios para todos os perfis. Aqueles que estão com a conta bancária negativada, recebem orientações sobre como gerenciar e reduzir a dívida, enquanto o servidor que está com a saúde financeira em dia aprende como otimizar seus investimentos.
“Nossa consultoria incentiva o servidor a ter uma boa relação com o dinheiro. Quem tem muito empréstimo, avaliamos se existe uma saída para melhorar a taxa de juros. O servidor que utiliza muito o cartão de crédito, orientamos que o refinanciamento ou pagamento mínimo deve ser evitado, avaliamos se as aplicações bancárias realmente apresentam rentabilidade. Recentemente, três servidores caíram em um golpe financeiro e demos as devidas orientações para amenizar o rombo bancário”, elenca César Wagner.
Projeto de Vida
Para os servidores interessados em tirar aquele sonho ou meta do papel, o Projeto de Vida oferta o serviço ideal com orientação pessoal e profissional, ajudando na construção de um plano de vida alinhado com as verdadeiras aspirações.
Sob orientação de Leonice Holanda, os atendimentos são realizados em sete sessões individuais às terças e quintas-feiras e formam uma estratégia planejada para alcançar o que se deseja em qualquer área da vida. Ela afirma que no processo são utilizadas ferramentas relacionadas à neurociência e programação neurolinguística. “Isso faz com que as pessoas descubram realmente um objetivo genuíno”, explica.
“Tudo inicia na mente e coração através de um desejo e envolve etapas para que o sonho saia realmente do papel, como planejamento, organização de recursos e ações específicas. Uma pessoa que tem um projeto de vida passa a ter clareza e assertividade na escolha de um determinado objetivo”, garante Leonice Holanda.
Thailla Castro, servidora da Comissão de Avaliação de Desempenho (Copad), foi uma das beneficiadas pelo Projeto de Vida. Para ela, os atendimentos foram essenciais para guiar o seu caminho para conquistar sua meta.
“É um projeto de vida para todas as áreas. Durante o processo, aprendi muita coisa que vou levar para minha vida pessoal e profissional, a olhar pra mim, trabalhei os mindsets, conheci pontos importantes e necessários para atingir meu objetivo, coisas que não conseguiria fazer sozinha. Fico muito feliz e grata porque consegui caminhar e trabalhar todo esse projeto na minha vida com a ajuda do Realizar", compartilha.
Escuta psicossocial
Na escuta psicossocial, o servidor encontra um espaço seguro para falar sobre suas questões emocionais, profissionais e sociais, prevenindo o adoecimento mental. Os benefícios da atividade incluem a redução do estresse, a melhoria na qualidade de vida e o fortalecimento da autoestima. O atendimento é feito pelas psicólogas Caroline Pires e Natércia Rios, que trabalham de uma a cinco sessões, a depender da necessidade do paciente.
Caroline Pires afirma que cuidar da saúde mental é essencial para manter o equilíbrio e o bem-estar geral. “Quando negligenciada, ela pode levar ao absenteísmo, ao esgotamento emocional e ao comprometimento do desempenho no trabalho e na vida pessoal. O atendimento tem foco em compreender a realidade do indivíduo de forma ampla, considerando aspectos subjetivos e contextuais”, explica.
Como participar
Os servidores interessados nos serviços do projeto Realizar podem procurar a sala do Prosa, no 4º andar do Anexo II, vizinha à sala da Biblioteca César Cals de Oliveira para agendar seu atendimento.
Os contatos também podem ser feitos pelo telefone 3277-2685 e pelo celular (85) 98181-6728.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/