Malce - Memorial Pontes Neto

Projeto "O Parlamento e Sua História" retoma visitas guiadas

Por Paulo Veras
19/02/2024 13:40 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Plenário 13 de Maio é um dos espaços visitados pelos estudantes Plenário 13 de Maio é um dos espaços visitados pelos estudantes - Foto: Dário Gabriel

O Memorial Pontes Neto (Malce) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) retoma, nesta terça-feira (20/02), as visitas guiadas do projeto "O Parlamento e Sua História". Os encontros contemplarão, até o dia 29 deste mês, escolas de Fortaleza e de municípios da Região Metropolitana (RMF). Conforme o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, a expectativa com o reinício das visitas mediadas no âmbito do projeto é a melhor possível. A programação para o mês de fevereiro conta com 12 escolas definidas.

Nesta terça-feira (20/02), a retomada se dará com visitas de escolas dos bairros Conjunto Esperança e Antônio Bezerra, ambas de Fortaleza. De 21 a 29 de fevereiro, serão contempladas instituições de Fortaleza e dos municípios de Maracanaú e Aquiraz.

Paulo Roberto Nunes acredita que o número de visitantes de 2024 deverá superar o de 2023. “No ano passado, chegamos a 6.000 visitantes e ainda assim tivemos muitas escolas que não conseguiram uma data disponível”, recorda. Desde sua criação, "O Parlamento e Sua História" já recebeu mais de 53 mil visitantes.

A visita guiada

O coordenador diz que a visita mediada se detém, mais especialmente, ao Plenário 13 de Maio, à exposição permanente do Malce e as dependências da Rádio FM Assembleia e biblioteca da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). “O objetivo é que com essas visitas, aumente a interação da Alece com os jovens estudantes de escolas públicas e privadas”, aposta o coordenador. O público estudantil se constitui em mais de 95% daqueles visitam o Malce, segundo aponta.

Para Paulo Roberto, os estudantes que participam do projeto passam a ter uma melhor noção do que representa o Poder Legislativo, vendo, de forma concreta, como funciona a Alece. Desta maneira, o parlamento contribui para a formação cidadã da juventude.

As visitas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde. As agendas de março e abril já estão praticamente fechadas, restando algumas confirmações. A idade média dos estudantes que participa é de 15 a 18 anos, também de acordo com o coordenador. Os estudantes integram escolas da Capital e região metropolitana de Fortaleza, e cursam o 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º a anos do ensino médio.

Novidades

Segundo Paulo Roberto, a partir desta reabertura, o projeto implementará pesquisa de avaliação de reação. “Os professores, responsáveis e alunos receberão um card com um Qr-Code. Ao acessar, eles responderão perguntas sobre a satisfação em relação à visita mediada, sendo possível, inclusive, comentários”, explica. O Qr-Code também estará disponível nas salas da exposição permanente.

Paulo Roberto Nunes, coordenador do Malce, aposta no aumento de visitantes em 2024 - Foto: Paulo Veras

Paulo explica que o mapeamento do projeto foi feito com colaboração da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) e que um dos pontos definidos foi que, com esta ferramenta, será possível medir a satisfação dos usuários. “Com os dados que as pesquisas irão trazer teremos condições de melhorar os processos”, enfatiza.

Além da pesquisa, o coordenador conta que está sendo desenvolvido um projeto em Parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti). “Este projeto com a Coti irá proporcionar que as visitas possam ser agendadas de forma online”, revela. De acordo com ele, em breve serão divulgados mais detalhes.

Mais informações

Para saber mais sobre o projeto Parlamento e sua História e também sobre exposições e ações do Malce, entre em contato com o setor administrativo do Memorial, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, pelos telefones (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277-2613, ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br .

Exposições

As exposições em cartaz no Memorial Pontes Neto estão abertas à visitação para grupos de pessoas mediante de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce funciona na avenida Desembargador Moreira, 2807, no Edifício Sede da Alece (térreo), no bairro Dionísio Torres. A entrada se dá pelo portão da rua Barbosa de Freitas.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também