Projeto "Mediando em Círculos" chega a servidores da segurança pública
Por ALECE03/11/2022 11:30 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) da Assembleia Legislativa do Ceará inicia nesta sexta-feira (04/11) o projeto "Mediando em Círculos", destinado aos servidores estaduais da segurança pública. Desenvolvido pela equipe do Cemgec, em parceria com a Controladoria Geral de Disciplina dos órgãos de segurança pública e sistema penitenciário (CGD), a iniciativa tem foco nas necessidades e sentimentos dos participantes, promovendo um espaço de escuta e reflexão, por meio da metodologia dos Círculos Restaurativos de Construção de Paz.
A atividade será realizada a partir das 9 horas, na sede da CGD, localizada na Rua Pessoa Anta, nº 69. O círculo será conduzido por Maria do Socorro Fagundes, consultora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Assembleia, facilitadora de Práticas Restaurativas Sistêmicas, e Elusa Laprovitera , psicóloga, psicoterapeuta e psicopedagoga.
A coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, Raísa Pontes, destaca que o projeto visa a promoção da cultura de paz, a instauração e fortalecimento das ferramentas restaurativas promovendo a escuta, o diálogo e o autoconhecimento dos participantes, bem como a inclusão social e a cidadania. “Para nós, é um prazer estar trabalhando com uma das secretarias do nosso Estado, a fim de promover mais uma vez a cultura de paz e fortalecer a pacificação social. Vamos capacitar os servidores para plantarmos uma semente que possa ser reverberada para colaboradores de outras secretarias, explica.
Conforme adianta, o cronograma do projeto prevê a realização de dez encontros, com encerramento em janeiro de 2023. O projeto consiste em ações preventivas direcionadas às pessoas vítimas de violência, promovendo um trabalho de acompanhamento acolhedor que visa promover a cultura de paz por meio dos círculos restaurativos, com foco nos sentimentos, na escuta e no diálogo.
Termo de cooperação
Para a execução do projeto "Mediando em Círculos", o Cemgec e a CGD assinaram termo de cooperação técnica no dia 11 de outubro. Na ocasião, o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), destacou que o Cemgec tem servido como um modelo no que diz respeito à capacitação pessoal e profissional, promovendo e disseminando ações educativas e preventivas para uma cultura de paz.
''Estamos orgulhosos em ajudar outros órgãos do Ceará, pois estamos aqui para servir enquanto missionários que somos, enquanto poder público que somos”, destacou Evandro Leitão.
Saiba mais
O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos é um órgão que possui como objetivo a promoção de solução consensual de conflitos, com o fim de incentivar e fortalecer a cultura de paz. De julho 2021 a julho 2022, o Centro contemplou 2.500 pessoas, com os serviços prestados em ações internas e externas.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna