Projeto "Governança Interativa" é lançado durante Webinar
Por ALECE19/10/2021 21:28 | Atualizado há 1 ano
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A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), por meio da Célula de Qualificação dos Servidores, realizou, nesta terça-feira (19/10), Webinar para o lançamento do Projeto "Governança Interativa" na Assembleia Legislativa do Ceará.
A iniciativa, de autoria da Diretoria Legislativa, apresentada pelo diretor legislativo da Casa, Fabrício Machado, visa fortalecer a cultura organizacional, promover transparência nas ações entre os setores da Casa e o fomento de parcerias internas para o compartilhamento de saberes.
Na abertura do Webinar, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), em vídeo, parabenizou a iniciativa de todos, e em especial à Diretoria Legislativa, que vai promover o aperfeiçoamento do fluxo dos processos e o fortalecimento do diálogo interno. "O projeto será extremamente importante para que possamos fortalecer a nossa cultura organizacional e para que possamos apresentar eventos, dados e programas onde haja interface entre os setores. Muitas vezes temos ações sobrepostas, e isso dificulta a gestão. Através dessa interface espero que possamos potencializar todos os projetos'', destacou.
Participação dos setores
O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado destacou que o Projeto "Governança Interativa'' envolve vários setores da Assembleia e será dividido em três fases. A primeira etapa consiste na promoção da governança interativa e na apresentação do projeto para os gestores dos setores da Alece, com a realização de encontros com o público-alvo para sensibilização e compartilhamento de informações relativas às atribuições e atividades. "Na primeira fase, o intuito é promover a interação e a aproximação entre a Diretoria e as áreas a ela vinculadas para gerar um sentimento de equipe e de colaboração mútua", explanou.
Já a segunda etapa, conforme a exposição do gestor, visa promover maior interatividade entre as áreas da Alece, "estimulando o diálogo intersetorial com a disseminação de informações sobre as experiências exitosas'', destacou Fabrício Machado. Esta fase prevê a realização de encontros de integração com os gestores das áreas da Alece com um tema pré-definido sobre gestão e cultura organizacional; bem como buscará fomentar a elaboração de um diagnóstico interno das rotinas gerenciais e das competências dos servidores; além de incentivar a construção e a divulgação de fluxos de processos para padronização das atividades realizadas.
Conforme o Diretor Legislativo da Casa, Fabrício Machado as ações previstas também incluem o aperfeiçoamento da comunicação entre as áreas que compõem a estrutura da Alece bem como a criação de espaços para divulgação dos principais resultados dos setores nos meios de comunicação da Casa.
Já a terceira fase do Projeto visa compartilhar saberes para promover a aproximação Parlamento e a sociedade, uma das prioridades do presidente da Assembleia, Evandro Leitão. ''Para apresentar nossas ações à sociedade, precisamos que os setores se conheçam. Por isso, o compartilhamento de saberes é fundamental para que possamos socializar os serviços e os assuntos pautados pela Assembleia e que, normalmente, a sociedade desconhece, bem como promover a interação da Alece com as demais Casas Legislativas'', ressaltou.
Conforme observou, a atuação colaborativa entre os setores vai proporcionar a criação de condições favoráveis para que os diversos atores sociais consigam torná-los aptos a lidar com a diversidade e a complexidade da sociedade e com as demandas do Poder Legislativo estadual. O Projeto "Governança Interativa'' também vai promover o fortalecimento da cultura de pertencimento ao grupo e o desenvolvimento de sentimentos que propiciem a colaboração mútua entre os servidores e favoreçam os melhores resultados para a Diretoria Legislativa, para a Alece e para a sociedade.
Composição
A Diretoria Legislativa é formada por uma estrutura. O Departamento Legislativo é formado pelas seguintes células: Célula de Expediente Legislativo, Célula da Consultoria Técnica Legislativa, Célula das Comissões Técnicas Permanentes, Célula de Administração do Plenário e Célula de Taquigrafia e Revisão de Anais, enquanto o Departamento de Documentação e Informação é formado pela Célula de Documentação Legislativa e Célula de Documentação Administrativa.
Durante o Webinar, Fabrício Machado destacou os resultados positivos da DL, citando a Proposta de Regulamentação do Retorno Seguro às Atividades da Casa, Propostas de Regulamentação do Trabalho Híbrido no âmbito da Alece, o mapeamento do processo de monitoramento das proposições, e o boletim Acontece na Diretoria Legislativa, dentre outras atividades exitosas.
Projetos
Em relação as futuras ações, Fabrício Machado citou a implantação de três novos projetos, dentre eles a implantação do Modelo E-democracia – ALECE E- DEMOCRACIA, que visa ampliar a transparência das ações e o estímulo ao controle social, disponibilizar soluções tecnológicas para o fortalecimento da democracia participativa e contribuir para o fortalecimento da participação social no processo legislativo por meio de tecnologias digitais.
A Implantação do Modelo de Fiscalização – ALECE FISCALIZA tem como objetivo elevar a qualidade dos processos de produção legislativa e fiscalização de políticas públicas e outros serviços prestados à sociedade.
Após a apresentação do diretor Fabrício Machado, o diretor do Departamento Legislativo da Casa, Carlos Alberto Aragão e a coordenadora da Consultoria Técnica da Alece, Erliene Vale, apresentaram as atribuições, metas, entregas e desafios dos seus respectivos setores.
Saiba mais
Os temas do Webinar são diversificados e sugeridos pelos próprios servidores, com o objetivo de levar informação e manter a interação dos colegas das diversas áreas da Casa durante o período de isolamento social.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
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