Diretoria Legislativa

Projeto Consultorias Municipais certifica primeiras turmas de 2023

Por Paulo Veras
23/06/2023 13:53 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Foto: José Leomar Foto: José Leomar - Diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, acompanhado de concludentes

A Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa do Ceará entregou, nesta sexta-feira (23/06), os certificados para participantes das duas primeiras turmas de 2023 que concluíram o curso do projeto Consultorias Municipais. A qualificação é ministrada em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e tem o apoio da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC).

No evento de hoje foram certificados mais de 139 alunos. Em dois anos de existência do projeto, cerca de 500 pessoas, dentre parlamentares, assessores e servidores, já concluíram o curso, contemplando representantes de 90 municípios do Estado.

O diretor legislativo Fabrício Machado enfatiza que o projeto é executado pela Célula de Consultorias Técnicas Legislativas (CTLegis) e que o objetivo é levar aos parlamentos municipais uma qualificação que melhore os debates e a produção legislativa naquelas casas legislativas municipais. 

Segundo Fabrício, o pilar deste ideia foi dado pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), que é o de tornar o parlamento cearense o mais aberto possível, para que isso potencialize o diálogo com a sociedade. “Queremos com ações como esta levar para os parlamentos das cidades cearenses a mesma qualificação que faz com que a Alece seja hoje espelho de qualidade e eficiência, além de referência nacional dentre as Assembleias do País”, enfatiza.

Ao longo de dois anos, mais de 500 alunos participaram do curso - Foto: José Leomar

Já Suêrda Marinho, coordenadora de Extensão da Unipace, afirma que o curso foi idealizado pela CTLegis e que a Unipace entrou como parceira, dando total apoio à iniciativa. “Coube a Consultoria Técnica Legislativa a definição do programa do curso e dos professores. Para nós, ficou a parte de execução, como inscrições e certificação, além da estrutura física da Unipace, que foi utilizada”, diferencia.

Sobre o curso

O curso do Projeto Consultorias Municipais é voltado para parlamentares, assessores e servidores das câmaras municipais do Ceará. No total já foram realizadas cinco turmas. Segundo Erliene Vale, orientadora da CTLegis, a sexta turma iniciou recentemente suas atividades. “A ideia é fomentar a formação de consultorias técnicas municipais nos moldes da CTLegis da Alece”, acentua. 

O vereador de Cascavel, Sebastião Uchoa (PDT), parabenizou a Alece e disse que estes cursos são muito importantes para a melhoria do desempenho das Câmaras Municipais. “Com tudo que aprendemos iremos levar mais qualidade e uma melhor dinâmica nos trabalhos legislativos no município de Cascavel”, disse o vereador.

Representantes de 90 municípios cearenses já realizaram o curso - Foto: José Leomar

Erliene Vale comemora a receptividade do projeto. “Ficamos muito felizes com o baixo nível de evasão, o que comprova a qualidade do nosso curso. Temos mais de 90 municípios cearenses que aderiram ao projeto”, acentua.

Conforme a orientadora, além de elevar a qualidade da produção das casas legislativas cearenses, o projeto fortalece o relacionamento e a comunicação entre os parlamentos. “Foram 65 horas/aula com enfoque no assessoramento institucional muito bem aproveitadas pelos participantes”, destaca Erliene.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também