Comitê de Responsabilidade Social

Projeto “Afetos Literários” aborda intuição feminina

Por Paulo Veras
18/10/2024 11:37

Compartilhe esta notícia:

Isabel Martins e Jacqueline Assunção durante performance na poética Isabel Martins e Jacqueline Assunção durante performance na poética - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), realizou, nesta sexta-feira (18/10), a 10ª edição do projeto "Afetos Literários”. A atividade, voltada para os servidores terceirizados da Casa, apresentou a poética “Intuição Feminina: A Voz da Alma”.

A apresentação da poética teve como facilitadora a biblioterapeuta Jacqueline Assunção, coordenadora do projeto, e da psicóloga e poetisa Isabel Martins, ambas da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas. O evento foi realizado no auditório Lucila Bomfim, no anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

A orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, Rejane Sales, destacou o trabalho feito pela biblioterapia, que objetiva despertar as potencialidades da mulher. Na sua compreensão, o fato de a mulher precisar desempenhar vários papéis simultaneamente exige um autocuidado que transcende o físico, com as doenças.

Atividade marcou a décima edição do projeto - Foto: Bia Medeiros

“Estamos no Outubro Rosa e o cuidado com a prevenção ao câncer de mama é importante. Mas não podemos deixar de lado a saúde mental, fundamental para que a mulher esteja bem”, disse a orientadora. Ela explicou que esta edição foi direcionada às mulheres prestadoras de serviço da Alece e que outras estão planejadas. “Teremos o farol feminino (grupo realizado com mulheres servidoras do parlamento com o objetivo de tratar sobre questões emocionais) ainda em outubro e em novembro a versão para os homens, o Farol masculino”, revelou.

A poética

Jacqueline Assunção explicou que o projeto é uma vivência realizada durante a roda de conversa. “Os Afetos Literários não são um clube de leitura e tampouco um atendimento psicológico. O projeto impulsiona reflexões sobre assuntos que estão nos livros que escolhemos, pois nossa prática inclui a biblioterapia e a escritoterapia”, detalhou.

Nesta edição, segundo apontou a coordenadora, dois livros foram utilizados, tendo sido feita a interseção de “Kafka e a Boneca Viajante” e “As Mulheres que correm com os Lobos”. Segundo afirmou, foram identificados personagens de cada livro para tratar do tema intuição.

Atividade foi realizada no anexo III - Foto: Bia Medeiros

Isabel Martins apontou que o tema intuição é extremamente pertinente nos nossos dias, pois trata da voz interna feminina, que muitas vezes é esquecida em decorrência da vida moderna automatizada. “Esse movimento visa provocar em nós, mulheres, a atitude de entender que dentro da gente existem todas as respostas e que a intuição é a linguagem da nossa alma”, pontuou.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também