Programação do Mês do Meio Ambiente tem continuidade com blitz educativa
Por Paulo Veras24/06/2024 10:35 | Atualizado há 4 meses
Compartilhe esta notícia:
A Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, entre os dias 19 e 21 de junho, blitz educativa interna que teve como objetivo a conscientização ambiental entre os servidores e colaboradores da Alece. A ação fez parte das atividades relativas ao Mês do Meio Ambiente.
Durante os três dias, engenheiros ambientais da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental percorreram os diversos setores da Assembleia Legislativa, levando orientações e material de divulgação de campanhas alusivas a ações de preservação do meio ambiente.
A engenheira ambiental da Célula, Jéssica Tavares, explicou que este trabalho é constante desde a implantação do setor. “O diferencial é que antes, nos outros anos, as pessoas ouviam e ficavam caladas. Agora os servidores estão mais interessados em questões que abordam a conservação do planeta”, revelou. Ele afirmou que os servidores querem informações sobre o que é reciclável e o que não é e quais campanhas podem aderir. Na sua compreensão, elas querem fazer parte ativa das ações de sustentabilidade promovidas pela Casa. Na sua compreensão, isso demonstra a eficácia das campanhas da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental.
Jéssica chamou atenção para as particularidades que cada ambiente possui no que diz respeito às ações. “Cada prédio, cada setor, tem suas peculiaridades. Por isso a necessidade de percorrer todos os anexos e departamentos”, acentuou. Como exemplo, ela citou o anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), onde há espaços que lidam com o lixo da saúde, que deve ser tratado de forma bem específica.
Atividade também foi realizada na Célula de Nutrição do DSAS - Foto: Bia Medeiros
Gabriel Farias, também engenheiro ambiental da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, reforçou as informações de Jéssica sobre a recepção à campanha. “É uma surpresa positiva o nível de engajamento demonstrado pelos servidores. Todos querem participar, o que é reflexo da mentalidade positiva sobre sustentabilidade que domina a Alece”, frisou.
O engenheiro ambiental pontuou que o trabalho de informar e conclamar para participar não se encerra com o término da blitz. “Nosso cuidado com o meio ambiente precisa ser a cada dia e nós da Célula sempre teremos algo novo para transmitir”, acrescentou. Gabriel destacou que a mobilização dos servidores é fundamental para enfrentar os desafios gerados pelo descuido com o meio ambiente.
Repercussão
De acordo com Pedro Angelim, servidor e agente ECOA do Programa de Reflexão Sobre o Amanhã (Prosa), as campanhas são fundamentais para divulgar as ações executadas em favor do meio ambiente dentro da Alece. “Nosso setor procura estar mobilizado e participa de tudo, assim como ajuda para que outros servidores e setores também façam parte”, disse. Pedro deu o exemplo de que no Prosa já não se usa copos plásticos descartáveis. “Aqui cada um já possui seu copo sustentável próprio”, esclareceu.
Márcio Coelho, administrador do anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), destacou ser muito importante o trabalho da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental. “Com as informações que são passadas, ficamos bem mais educados de como iremos realizar o descarte da melhor maneira, a fim de proporcionar um reaproveitamento do material, quando for possível”, asseverou.
Programação continua
Dando andamento às ações programadas para o mês de junho, a Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, em parceria com a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, promoverá roda de conversa nesta terça-feira (25/06), às 10 horas, no auditório Lucila Bonfim, no Anexo III da Alece. A roda ocorre com especialistas da Casa e é direcionada para servidoras e servidores da Assembleia Legislativa.
Gestores e servidores envolvidos na blitz - Foto: Bia Medeiros
O objetivo do evento é orientar e tirar dúvidas, num espaço interativo e educativo, sobre temas cruciais para a saúde e o meio ambiente. Dentre as temáticas que serão abordadas estão a compostagem, com o engenheiro ambiental Yuri Passos; Importância da Vacinação na Vida Adulta e Infantil, com a enfermeira Luzangela Medeiros; Parasitoses Intestinais, com Joaquim Garcia, médico do Trabalho, e Benefícios do Consumo de Vitaminas e Minerais, com as nutricionistas Gisele Fontenele e Bruna Barros.
Gerenciamento de coletas
Um das ações de sustentabilidade em andamento na Alece é o Sistema de Gerenciamento Virtual de Coletas (SGVC), plataforma onde é feita a solicitação de busca de resíduos recicláveis na Alece. Por meio dele, o servidor solicita a coleta e o gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis produzidos na Assembleia Legislativa.
Para acessar o SGVC, basta acessar o site da Assembleia, clicar no banner do Portal do Servidor e em seguida no banner do SGVC que está nos links de acesso rápido. Depois, é só logar com matrícula e senha, clicar na imagem da lixeira, escolher o setor para onde o material vai ser coletado e preencher os campos de ramal e observação (caso haja). Para concluir, é necessário clicar em solicitar e posteriormente deve-se aguardar a coleta no setor.
Conteúdo digital: Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social da Alece
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Alece produz energia fotovoltaica e contribui com sustentabilidade
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, t...
Autor: Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da AleceCompostagem de resíduos orgânicos feita na Alece contribui com sustentabilidade
Buscando promover boas práticas sustentáveis, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Amb...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna