Célula de Qualificação dos Servidores

Programa Qualidade de Vida promove atividades para evitar LER/DORTS nos servidores

Por ALECE
21/06/2018 11:45

Compartilhe esta notícia:

As atividades acontecem nos setores da AL-CE. As atividades acontecem nos setores da AL-CE. - (Foto: Divulgação DITRE).

Desde junho de 2016, a Divisão de Treinamento, vinculada ao Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), promove, por meio do Programa Qualidade de Vida, o curso de Cinesioterapia.

As aulas de cinesioterapia laboral ou cinesiolaboral, como a fisioterapeuta Maria Rosilene Fonteles denomina, consistem em exercícios de alongamento e relaxamento, mobilidade articular, coordenação motora, equilíbrio, dinâmicas de grupo, massoterapia laboral, exercícios respiratórios, exercícios de fortalecimento muscular e orientações ergonômicas nos postos de trabalho informatizados.

O objetivo do curso é prevenir LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORTS (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) melhorando a qualidade de vida e promovendo o bem-estar físico, psíquico e mental, incentivando os servidores do Poder Legislativo a uma rotina profissional e pessoal de atividades físicas. Até o momento, 23 setores da AL-CE foram atendidos pelas fisioterapeutas Maria Rosilene Fonteles e Márcia Diógenes, nos turnos da manhã e tarde.

Os benefícios podem ser percebidos a curto prazo, como afirma Maria Rosilene. "Muitos servidores relatam nas primeiras semanas que sentiam dores na região do pescoço, por exemplo, e, com os alongamentos, as dores diminuíram ou sumiram. São inúmeros benefícios que podemos perceber, como mais disposição e motivação para o trabalho, melhora do relacionamento interpessoal e do humor, bem como no estilo de vida das pessoas" ressalta.

Os servidores e servidoras interessados em participar das atividades de cinesioterapia laboral nos setores podem entrar em contato com a Divisão de Treinamento, pelos telefones 3277-3728/3738 ou pelo e-mail treinamento@al.ce.gov.br.

 

Veja também