Departamento de Gestão de Pessoas

Programa DGP em Movimento mantém atividades durante quarentena

Por ALECE
23/04/2020 09:40

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Programa desenvolvido desde 2019 prossegue com atividades de forma virtual Programa desenvolvido desde 2019 prossegue com atividades de forma virtual - Ilustração: DGP/ AL

O programa DGP em Movimento, do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Ceará, continua em operação, através de ferramentas de atividades a distância, apesar da pandemia gerada pelo vírus Covid-19. Ele surgiu no ano passado, a partir da ideia de humanização e melhor capacitação dos servidores que integram o setor. O objetivo é alinhar as atividades para que o trabalho seja otimizado em eficiência,  explica a master coach organizacional Geene Diógenes, que integra a equipe do programa, juntamente com a psicóloga organizacional Natércia Rios, coordenado pela diretora do DGP, Elenice Ferreira Lima.

“Nossa primeira preocupação foi criar meios para a realização de um trabalho mais alinhado e produtivo, capacitando principalmente as lideranças”, explica. Ela também destaca que todo o trabalho só está sendo possível graças ao apoio dado pela diretora Elenice Ferreira Lima. “Ela realmente abraçou a ideia, o que nos permitiu a implementação do programa, observa Geene Diógenes.

Uma das ações do programa é o processo de coaching individual, desenvolvido por Geene Diógenes. Primeiramente o processo aconteceu com todas as lideranças do setor, iniciado no ano passado. “Nós víamos a importância de iniciar pelos líderes. Depois que todos estes passaram pelo processo, passamos para os demais servidores do DGP.

Metodologia

As atividades acontecem às segundas-feiras, pela manhã, quartas-feiras pela manhã e tarde e sextas-feiras pelo horário matinal. Cada sessão de coaching tem duração de duas horas”, avisa. Cada servidor passa por dez sessões até a conclusão do processo. Durante o período, eles são preparados com ferramentas para potencializar as habilidades individuais.

Também são realizadas ações no sentido de valorizar as atividades desenvolvidas pelo DGP e o próprio recurso humano. “Também estamos criando um ambiente participativo, preparando as pessoas para enfrentar os desafios que acontecem no dia a dia. É essa a nova realidade que organizações nos impõem”, avalia.

Outra atividade em desenvolvimento pelo programa DGP em Movimento, nominada de “ações de clima”, é o acompanhamento de todos os setores do Departamento, com contato direto com as lideranças, reunindo supervisores, orientadores e demais servidores que participam das equipes de cada área. “Durante esse processo usamos a matriz Swot, verificando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças de cada setor”, explica. São ainda elaborados planos de ação, com o acompanhamento de todas as funções pela equipe do programa.

Acompanhamento

Uma terceira atividade tem sido a “higiene psicológica”, desenvolvida pela Natércia Rios, que acontece todas as terças e sexta-feiras à tarde. É feito também um acompanhamento dos servidores, desde as lideranças até os demais servidores. “São dez sessões, com cada servidor”, de acordo com Geene Diógenes.

O programa tem ainda a ação “Gentileza gera gentileza”, por meio da qual, a cada início de mês, os servidores recebem cartinhas personalizadas dos colegas seguindo critérios elencados, como auto-responsabilidade, gentileza, altruísmo e empatia, daquele servidor que ele considerou que agiu em conformidade com esses princípios, naquele mês. “Recebemos a cartinha e entregamos ao servidor. Cada um faz duas ou três cartinhas para os colegas. Isso gera um clima humano muito interessante no ambiente de trabalho”, assegura.

Conforme explica Geene Diógenes, o objetivo primordial é capacitar e desenvolver estrategicamente o quadro da DGP do Poder Legislativo, para que todos possam prestar serviços de forma colaborativa e eficiente. Há também a especificidade de qualificar os servidores por meio da oferta de cursos, com enfoque na temática da liderança, desenvolvendo habilidade para liderar com pensamento crítico e autodesenvolvimento de pessoas, elevando os níveis de produtividade, como salienta Geene Diógenes.

“Também damos um auxílio muito forte aos líderes, orientadores e supervisores, por meio de acompanhamento de toda a dinâmica de trabalho, procurando alinhar processos com as políticas apontadas pela Mesa Diretora da Assembleia”, destaca a master coach. Geene observa que apesar da falta de contato pessoal, as atividades são realizadas virtualmente, cumprindo o cronograma estabelecido.

JS

 

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