Programa de Educação Continuada em Governança tem apresentação no Coge
Por ALECE07/03/2022 18:45 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Assembleia Legislativa do Ceará, instituído pela Resolução nº 698/2019, que tem como competência primária implementar o modelo de governança da Casa, realizou, nesta segunda-feira (07/03), sua 12ª reunião ordinária, no Salão Nobre da Alece. Entre os temas em pauta, a apresentação do Programa de Educação Continuada em Governança.
Na oportunidade, o colegiado formado por titulares de nove órgãos da Alece ganhou a adesão de membros: a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e a Ouvidoria Parlamentar.
Conforme destaca Silvia Helena Correia, controladora da Casa, o encontro também foi uma oportunidade para apresentação do Programa de Educação Continuada em Governança, que será lançado em breve. ''A educação continuada é uma metodologia que tem sido adotada na Assembleia desde 2018. Para além do Programa de Educação Continuada em Controle Interno (Pecci), vamos lançar o Programa de Educação Continuada em Governança, possivelmente no dia 30 de março. Além do controle, tratamos de ações de estratégia e liderança, que são os demais mecanismos da boa governança'', justifica.
Alece 2030
A metodologia de monitoramento e avaliação do Alece 2030 também foi pauta do encontro. Segundo Sílvia Helena Correia, houve uma apresentação para os demais membros do colegiado. '' Começamos um processo que é indispensável: de monitoramento e avaliação. A Fundação Dom Cabral (FDC) trabalhou, juntamente com a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), durante o período de janeiro e fevereiro, fizemos a apresentação e faremos workshops e momentos com as áreas para compartilhar e orientá-los acerca dessa metodologia'', acrescentou.
Sobre os avanços em relação a adequação da Assembleia à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a controladora da Alece explica que está sendo trabalhado um ato normativo que ainda será fechado e submetido aos demais órgãos para posterior submissão à Mesa Diretora. ''Temos que estabelecer regras para adequação da Assembleia e, para isso, temos feito um beachmarking realizado com a Câmara dos Deputados, Senado Federal e Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Estamos propondo um modelo que vai ser oportunamente chancelado pela Mesa Diretora e Plenário da Assembleia'', adianta.
A reunião do Coge versou sobre uma revisita a Política da Qualidade da Assembleia, em função da necessidade de adequação ao planejamento estratégico Alece 2020-2030. Silvia Helena afirma que independentemente das áreas certificadas ou que venham a ser certificadas na Assembleia, a política da qualidade deve ser alinhada ao Alece 2020-2030. ''Também teremos um momento com todos os órgãos da Assembleia, onde vamos fazer um alinhamento sobre qualidade. Afinal de contas, a qualidade tem que ser inerente a todo e qualquer processo, principalmente do serviço público, que tem que atender o cidadão de forma satisfatória'', avalia.
Saiba mais
O Comitê de Gestão Estratégica da Assembleia é composto pelos titulares dos seguintes órgãos da Casa: Diretoria-Geral, Diretoria Legislativa, Diretoria Administrativa e Financeira; Controladoria, Procuradoria-Geral, Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, Chefia de Gabinete da Presidência, Unipace e Ouvidoria Parlamentar.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801