Programa de Biblioterapia da Assalce é reportagem de capa de revista internacional
Por ALECE16/06/2020 17:42
Compartilhe esta notícia:
O programa Em Rodas de Biblioterapia, desenvolvido pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), foi reportagem de capa da edição de junho “Revue Cultive”, revista de Cultura publicada em Genebra (Suíça), voltada para o público lusófono, que destaca arte, cultura e literatura. A publicação é responsabilidade da Association Internacional D’art, Littérature et Solidarité.
Na reportagem, assinada pela coordenadora do programa da Assalce, Jacqueline Assunção, é destacado que o livro é um lugar de encontro “consigo mesmo e com o outro. Pois aquele que lê está no mesmo lugar com aquele que escreveu. Unidos pela palavra”. A autora do texto também observa que implantar a prática da Biblioterapia no Poder Legislativo é “atípico e desafiador”. Segundo Jacqueline Assunção, toda situação nova traz em si desafios, “mas quando a intenção é bonita, amiga, divina, os anjos protegem de todo o mal”.
Citando o filósofo francês Marc Alain Ouaknin, Jacqueline explica que a Biblioterapia não é uma novidade. “Quanto mais tempo remontamos na história, mais encontramos essa intuição da virtude terapêutica do livro e da narrativa”. Ela lembra ainda que a palavra Biblioterapia é de origem grega, unindo o termo biblios, que significa livro, e teraphien, que é cura.
Parceria
O professor e servidor da Assembleia Legislativa Pio Barbosa aponta que a presença da Associação Cultive aconteceu mediante a contato pessoal com a presidente da entidade, Valquiria Imperian. “Em 2019, o Intercâmbio Cultural Brasil-Suiça reuniu um instante festivo para as diversas Academias de Letras do Ceará, no qual, fomos contemplados com uma programação que firmou a parceria entre a Cultive e o Poder Legislativo, mais diretamente, a Assalce que, se mostrou aberta a convidar a liderança da Cultive para uma visita de cortesia para fins de parceria”.
A editora Valquiria Imperiano revela que a Revue Cultive está aberta a colaborações. “Tudo que for relativo à cultura a gente publica. Por isso, solicitei à Jacqueline que abordasse a Biblioterapia, para que conhecêssemos o trabalho e pudéssemos mostrar para as pessoas o que está sendo feito pela Associação dos Servidores”, recorda.
Com residência fixa em Genebra há 22 anos, Valquíria fundou a “Associacion Cultive”, sem fins lucrativos, para auxiliar os migrantes brasileiros na Suíça e também editar publicações que preservassem e difundissem a cultura lusófona. “Nós visamos a divulgação de autores, escritores e artistas. Procuramos fazer contatos e colaboração com outras associações, entre elas a Assalce”, expõe.
A partir deste encontro, revela Pio Barbosa, Valquíria Imperiano, revelou o interesse de “estreitar laços com o projeto da Biblioterapia, e assim, após receber o convite para ser parte da Cultive - Association Internacional D’art, Littérature et Solidarité, por intermédio da amiga Rita Guedes, tomamos posse no dia 28 de setembro de 2019, como membro da Cultive e Déléguée Internacional Cultive – Ceará.
“Foi uma solenidade que reuniu nomes expoentes da cultura do Ceará, em um momento de rara beleza, na Casa de Juvenal Galeno, dentro da programação festiva de seu centenário”, pontua Pio Barbosa. A revista pode ser acessada através do link https://indd.adobe.com/view/5408428e-067b-4676-bd36-e70dbfead4b2
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)