Coordenadoria de Comunicação Social

Profissionais da Alece vencem Prêmio Gandhi de Comunicação 2022 em duas categorias

Por ALECE
15/12/2022 14:49

Compartilhe esta notícia:

Dídio Lopes, Dário Gabriel, Rafael Luís Azevedo, Ian Gomes, Rafael Veras e Jorge Luiz durante a premiação Dídio Lopes, Dário Gabriel, Rafael Luís Azevedo, Ian Gomes, Rafael Veras e Jorge Luiz durante a premiação - Foto: Paulo Veras/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Equipes da Rádio FM Assembleia 96,7 e da Revista Plenário, veículos que integram a Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Ceará, conquistaram, nesta quarta-feira (14/12), três prêmios na 15ª edição do Prêmio Gandhi de Comunicação, organizado pela Agência da Boa Notícia, em solenidade no auditório do Sebrae. A edição teve recorde de trabalhos inscritos, 181 no total. A Alece venceu nas categorias de Fotojornalismo (com a Revista Plenário) e Radiojornalismo (FM Assembleia) - nesta última, os profissionais da emissora conquistaram também a terceira colocação. Em Radiojornalismo a Assembleia conquistou também o terceiro lugar.

Na categoria Radiojornalismo, a equipe da Rádio Assembleia 96.7 venceu outras 17 concorrentes com a reportagem especial “Cadeias Produtivas, o Recomeço em Presídios”. O trabalho narra o desafio dos internos de presídios do Ceará na busca de recomeçar suas vidas trabalhando nas casas de detenção. Segundo a jornalista Ian Gomes, produtora e editora da reportagem, mais de cinco mil internos trabalham hoje dentro dos presídios cearenses.

Ian conta que quando a pauta foi definida ela disse ao então diretor da FM Assembleia, jornalista Rafael Luis Azevedo, que queria "olhar nos olhos dessas pessoas que estão reconstruindo suas vidas atrás das grades e contar esta história”, revela. Além da própria Ian e de Rafael (revisão de texto), a equipe da reportagem foi formada por Jorge Luiz (edição de cortes e sonoplastia) e Ronaldo César (supervisão de áudio).

Na mesma categoria, a emissora ficou também com o terceiro lugar com a reportagem “IrrigaPET: A Educação que Rega Sonhos no Semiárido”. A equipe desta vez foi formada por Rafael Veras (produção e narração), Rafael Luis Azevedo (edição de texto), Ronildo Lins (edição de áudio) e Ronaldo César (sonoplastia).

Fotojornalismo

A Revista Plenário venceu na categoria Fotojornalismo, com as imagens da reportagem “O Sobrevivente”, que conta a história de Joaquim Barbosa e mostra sua resistência aos campos de concentração do Ceará. A equipe responsável pela matéria foi composta por Dídio Lopes (repórter), Dário Gabriel (fotografia), Odério Dias (webdoc) e Sidney Marques (motorista).

Para Dário Gabriel, fotógrafo autor das imagens vencedoras, o prêmio reconhece o fortalecimento da Revista Plenário. “Vencer mostra que nossa revista está em um caminho importante, com grandes matérias, com boas notícias”, afirmou.

Dário acrescentou que a importância do Prêmio Gandhi está no valor que é dado para a humanidade das pessoas, incentivando a cultura de valores essenciais. “A essência do ser humano precisa ser sempre valorizada, sua capacidade de recomeçar, de não se entregar, de superar todas as dificuldades, encarando a vida com dignidade e sem rancor”, pontuou. O fotógrafo disse ainda estar feliz de ver a nova geração dar importância ao tema.

Rafael Luis Azevedo e equipe têm vídeo premiado

Ex-gerente geral da Rádio FM Assembleia e atual gerente geral da TV Assembleia, o jornalista Rafael Luis Azevedo e equipe do site Verminosos por Futebol foram premiados na categoria Conteúdo Online. Eles concorreram por meio do vídeo "Mimo, o Milagre dos Milagres", que conta a história de um agricultor do interior do Ceará que, mesmo perdendo a perna em um acidente, continuou com sua paixão de jogar futebol. A história levou o segundo lugar da categoria.

Rafael também participou diretamente dos dois prêmios conquistados pela FM Assembleia, pois era o diretor da Rádio quando da produção das reportagens. Ele diz que essa foi a quinta ocasião na qual ficou em primeiro lugar em edições do Prêmio Gandhi, sendo duas produções pelo site Verminosos por Futebol e duas pela Tribuna do Ceará.

Para o jornalista, o mais importante é comemorar o crescimento da Rádio Assembleia e de seus profissionais. “Vale mencionar que os 12 repórteres e editores de áudio da Rádio FM Assembleia que começaram a fazer reportagens em 2021, agora, conseguiram receber pelo menos um prêmio de jornalismo em 2022”, comemorou. Rafael revelou que nunca tinha trabalhado num veículo com capacidade de volume de produção tão grande. No seu entendimento, esses reconhecimentos serão muito motivadores para a equipe seguir se envolvendo e produzindo conteúdos relevantes.

Serviço: Confira os links das matérias premiadas:

1º lugar Radiojornalismo: https://spoti.fi/3Pu8gGN

3º lugar Radiojornalismo: https://spoti.fi/3FvUhfc

1º lugar Fotojornalismo: https://bit.ly/3FtGtln

PV, com informações da Agência da Boa Notícia

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também