Ciadi

Profissionais da Alece participam de Congresso Internacional de Autismo

Por Comunicação Interna, com Assessoria do Ciadi
15/09/2023 12:43

Compartilhe esta notícia:

Sáskya Vaz e Bráulio teixeira representaram o Ciadi no Congresso em Belém (PA) Sáskya Vaz e Bráulio teixeira representaram o Ciadi no Congresso em Belém (PA) - Foto: Assessoria Ciadi

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), participou do V Congresso Internacional de Autismo no Brasil. O evento teve como tema “Eu posso, eu faço” e aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de setembro, em Belém (PA). 

O Congresso reuniu profissionais, famílias, acadêmicos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para debater questões relevantes para toda a sociedade. O objetivo foi enfatizar o protagonismo, empoderamento e necessidade de conscientização, sensibilização e inclusão.

Participaram do Congresso a coordenadora do Ciadi, Sáskya Vaz e o orientador de Célula do Ciadi, Bráulio Teixeira. Ele destacou que o Congresso promoveu diversas palestras, rodas de conversa e momentos de troca de experiências e saberes com a presença de pessoas com autismo, o que reforça as potencialidades e habilidades que devem ser respeitadas e acolhidas. 

Bráulio explicou que o evento apresentou um cenário interessante para o Ciadi, porque discutiu e debateu questões muito relacionadas ao empreendedorismo, ao processo de trabalho e eficiência dos serviços públicos, temas que merecem atenção.

“Também foi um momento de troca de ideias, troca de saberes para melhorar as práticas que o Ciadi oferece hoje, que são relacionadas a crianças e adolescentes com autismo e crianças com síndrome de Down, para que nós possamos transformar novas propostas e levar essas novas propostas para a implementação de um serviço de qualidade e que siga atendendo a partir do respeito às individualidades”, comentou o orientador de Célula. 

Para além da produção de conhecimento, um Congresso como o realizado neste mês em Belém é uma oportunidade que contribui com a qualificação continuada dos serviços, avalia Bráulio.

Durante os três dias de evento, foram abordados temas como o desenvolvimento da comunicação das pessoas com TEA, o treinamento de habilidades sociais, contextos do ensino superior e mercado de trabalho, capacitismo, adaptações no ambiente escolar, formação de professores, diversidade de terapias, atendimento odontológico inclusivo, leis afirmativas e experiências exitosas de políticas públicas.

A participação do Ciadi reitera o compromisso da Alece com o atendimento oferecido às crianças, adolescentes e suas famílias e a abertura da Casa legislativa às demandas da sociedade. 

CIADI

Criado em 2021, o Ciadi promove assistência humanizada e sistêmica com foco no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e dos adolescentes com TEA e T21.

A partir de um atendimento terapêutico multidisciplinar, o Centro busca a melhor inserção das crianças e adolescentes na vida social, a ampliação da autonomia e o exercício pleno da cidadania, assim como o suporte às famílias.

Além do acompanhamento realizado, o Ciadi também tem promovido eventos, como seminários e rodas de conversa, para sensibilizar e informar sobre o TEA e o T21, contribuindo para a desconstrução dos preconceitos, a ampliação do conhecimento e a maior integração na sociedade. 

Edição: Paulo Veras

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também