Procon Assembleia apresenta balanço de atividades
Por ALECE04/01/2022 11:37
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O Procon Assembleia apresenta o balanço das conquistas e principais demandas recebidas em 2021. Apesar dos desafios enfrentados pela pandemia da Covid-19, o órgão que atua em defesa dos direitos do consumidor realizou uma conquista em outubro deste ano, quando passou a ser o primeiro órgão de defesa do consumidor de poderes legislativos estaduais a obter a certificação ISO 9001:2015 em todo o País.
O coordenador do Procon Assembleia, advogado Rodrigo Colares, destaca que o processo de implantação de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) atestou a excelência no atendimento prestado ao consumidor pelo Procon Assembleia, por meio do serviço de Carta de Informações Preliminares (CIP), a partir do resultado de auditoria externa.
Iniciado pelo Procon em março de 2019, o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) teve o objetivo de alcançar a excelência no atendimento prestado ao consumidor.
''Temos que reconhecer que isso foi uma grande conquista para o Procon , mas principalmente para a população cearense que necessita dos nosso serviços. Com a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade, há uma melhoria contínua na prestação dos serviços de atendimento à nossa clientela, que é o nosso usuário. Hoje sabemos que com a expansão do conhecimento das relações de consumo , os consumidores estão cientes dos seus direitos e também exigem uma prestação de serviço de qualidade, inclusive dos órgãos públicos", avalia o advogado.
Mudanças no atendimento
Rodrigo Colares recorda que devido ao isolamento social gerado pela pandemia do Coronavírus, o Procon Assembleia disponibilizou canal eletrônico para atender o consumidor por meio do suporte via ferramentas de Internet, com o objetivo de manter o foco na qualidade do serviço prestado à comunidade.
"Esse foi mais um ano em que vencemos vários obstáculos. Uma nova onda da pandemia da Covid-19 exigiu isolamento social e passamos a implementar a abertura de reclamações por email que permitiu ao consumidor, diretamente da sua casa e em segurança, pudesse encaminhar email, juntamente com toda a documentação e nós já abríamos o procedimento para que a empresa tomasse consciência dessa demanda'', pontua.
Para o atendimento virtual iniciado em 15 de março de 2021, foram disponibilizados os e-mails defesadoconsumidoralmanha@al.ce.gov.br e proconassembleiaaltarde@al.ce.gov.br, bem como os telefones 85.3277 3800 e 85.3277.3801. Conforme o coordenador Rodrigo Colares, as principais reclamações da população foram acerca de empresas fornecedoras de água e luz, além de queixas sobre cartão de crédito e instituições financeiras. ''Permanecemos com número elevado em relação a reclamações de cartões de crédito e instituições financeiras, Enel e Cagece, que tiveram aumento significativo nos últimos anos. Quando falamos em pandemia, sabemos que houve uma redução financeira por parte do consumidor e atuamos para solucionar os conflitos'', afirma.
O Procon, ganhou novas instalações e está localizado no 3º andar do anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), na Avenida Pontes Vieira, nº 2300, anexo III, da Assembleia. ''Estamos hoje com uma estrutura nova. Tivemos a inauguração do novo anexo com instalações de alta qualidade e permanecemos com serviço de atendimento por agendamento, um ganho para o consumidor, que dessa vez chega com horário certo e é atendido prontamente com toda a qualidade e esmero que o Procon proporciona'', assegura.
Saiba mais
Entre as principais funções do Procon Assembleia estão as de receber e analisar denúncias apresentadas por consumidores ou entidades representativas; incentivar conciliações e promover acordos, individuais ou coletivos, entre fornecedores e consumidores; informar, conscientizar e orientar.
Além dos serviços do Procon Assembleia em Fortaleza, o consumidor dispõe ainda de dez núcleos de atendimento criados por meio de convênio entre a Assembleia Legislativa e os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá, Viçosa do Ceará, Sobral, Morada Nova, Quixeramobim, Tauá, Jaguaruana e Camocim.
O Procon Assembleia, segundo portaria do presidente do órgão, deputado Fernando Hugo (Progressistas), voltou ao atendimento normal, de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 16 horas, desde o dia 3 de janeiro. O atendimento virtual pode ser feito pelos e-mails: defesadoconsumidoralmanha@al.ce.gov.br ou proconassembleiaaltarde@al.gov.br. Para atendimento presencial, é necessário agendar direto no site e preencher o cadastro solicitado.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
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