Procon Alece

Procon Alece conclui curso de processos internos com servidores

Por Julio Sonsol
18/06/2025 12:42 | Atualizado há 8 horas

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Foto notícia - Foto: Bia Medeiros

A equipe do Procon Alece concluiu, nesta quarta-feira (18/06), o curso Processos Internos. Ao todo, 47 servidores do órgão da Casa foram capacitados na formação. 

As aulas foram ministradas por Josaína Meneses, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade do Procon Alece, e pelo advogado Rodrigo Colares, assessor técnico do órgão. 

Ao longo do curso, propostas dos servidores foram elencadas e serão encaminhadas para a elaboração de um plano estratégico para desenvolvimento e implantação de soluções de pontos identificados pela equipe.  

A professora Josaína, graduada em Letras (Uece) e em Sistema de Gestão da Qualidade (UFC), explicou que o curso foi muito rico para os servidores do Procon, por ter sido ministrado por servidores do órgão, que conhecem efetivamente e por completo o processo laboral desenvolvido.

Otimização do trabalho 

"O curso ministrado para os servidores tem como objetivo o aperfeiçoamento do trabalho, revisando algumas práticas que apresentavam falhas, para que fossem corrigidas. Com isso, é  ampliada a qualidade do serviço prestado ao consumidor que busca o serviço do Procon Alece", disse Josaína.

Ela explicou que, embora as pequenas falhas não contribuam para um prejuízo no resultado final, é preciso corrigi-las, porque o objetivo do Procon Alece é prestar um serviço dentro do previsto e sem incorreções. "Embora essas falhas sejam pequenas, nós temos que agir, porque senão vão tomando força, causando um impacto grande na prestação do sistema", disse.

Josaína Meneses destacou que a atualização constante, servidores preparados e processos qualificados são fundamentais para manter o padrão de excelência que o órgão possui por meio da certificação ISO 9001.

Enriquecedor para equipe 

O professor Rodrigo Colares considerou que é sempre enriquecedor buscar, através de um curso, harmonização e padronização de processos dentro de um órgão que presta serviço ao cidadão cearense. Ele indica que o curso superou as expectativas, pois a equipe de servidores do órgão é extremamente coesa.

Segundo Rodrigo, além dos aprendizados, os alunos apresentaram demandas ao longo do curso que poderão causar melhoria do sistema de processamento das reclamações do Procon. "De fato, nós saímos daqui com a entrega que realmente esperávamos e também com várias outras demandas de melhoramento dos processos, de organização e de fluxos”.

Vivenciar o setor

A servidora Jamilly Costa, do Setor de Arquivos do Procon Alece, explicou que a capacitação permitiu vivenciar como todas as áreas atuam. "Isso faz com que os servidores se conectem e consigamos entender como cada setor funciona. Assim, passamos a entender melhor o trabalho dos colegas", avaliou.

Foto: Bia Medeiros

Durante o curso, a servidora considerou que viu o processo de forma integral. "De uma certa forma, eu me sinto parte de todos os setores, porque eu analiso a documentação de todos. Com o curso, ficou mais fácil de compreender como cada área atua", disse.

Alinhamento

O advogado Bruno Feitosa, do Setor de Audiência do Procon Alece, apontou o curso como de suma importância para todos os servidores do órgão. "O principal intuito é termos um alinhamento dos procedimentos internos para melhor atender os consumidores", disse. 

Foto: Bia Medeiros

Com os procedimentos adotados, o advogado prevê que haverá melhorias no atendimento para que o consumidor se sinta "em casa". Ao mesmo tempo, poderão ser alcançados os índices de qualidade máximos em todos os setores do órgão.


Edição: Samaisa dos Anjos

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Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 


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