Malce - Memorial Pontes Neto

Primeira-dama da Alece é homenageada pelo Inesp na Bienal; lançamentos prosseguem até domingo (20/11)

Por ALECE
18/11/2022 09:30

Compartilhe esta notícia:

Homenagem reuniu gestores e servidores da Alece Homenagem reuniu gestores e servidores da Alece - Foto: Dário Gabriel

A primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Cristiane Leitão, participou, nesta quinta-feira (17/11), do lançamento de sete obras publicadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), órgão da Alece, na 14ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. Na oportunidade, o Inesp prestou uma homenagem literária à primeira-dama da Alece pela sua contribuição nas obras e missão da Instituição.

Os títulos “Enxergando o invisível: o sistêmico na gestão pública” e "Perspectiva Interdisciplinar no Contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Volume 1", disponibilizados em formato digital, foram apresentado pela primeira-dama e líder do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia. O lançamento ocorreu na Praça Gilmar de Carvalho, no Centro de Eventos do Ceará.

O primeiro título é de autoria da própria primeira-dama, juntamente com colaboradores da Casa. O livro trata sobre a aplicação das práticas sistêmicas no Parlamento cearense.

Já a segunda obra também contou com a contribuição de Cristiane Leitão, que atuou na organização do material, da qual participaram ainda, profissionais do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi). Na publicação, são apresentadas as experiências reais dos colaboradores do Ciadi, que atendem diariamente crianças e adolescentes até 16 anos com TEA, além de crianças com Síndrome de Down.

Durante o lançamento, Cristiane Leitão destacou que as obras são resultado de um esforço conjunto da gestão e servidores para que o trabalho desenvolvido pela Alece ultrapasse as fronteiras da instituição e cheguem de forma benéfica para toda a população cearense. “A disponibilização dos livros em formato virtual é parte do esforço para que a Assembleia se torne referência em parlamento aberto, pois além de ser mais sustentável, torna-se mais acessível para todos os públicos”, afirmou.

Ainda na Praça Gilmar de Carvalho, ocorreu o lançamento do “Manual de Higiene Oral”, de Maria Amélia Capelo Barroso e Laura Dolores Gondim Carneiro, e do “Guia Prático de Atendimentos Remotos para Telessaúde e Telemedicina”, produzida por Lídia Andrade Lourinho, com apresentação do Diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS), Luís Edson Corrêa. Ele ressaltou em sua fala que as obras apresentam importantes atualizações no âmbito da saúde e novas práticas voltadas para o cenário pós-Covid-19.

Em seguida, no estande do Instituto na Feira de Livros, foi a vez do lançamento dos e-books “Crônica do Processo Político-Constitucional Brasileiro (2018-2022)”, escrito por Filomeno Moraes, e a “Constituição do Estado do Ceará” e “Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado”, em versão atualizada e produzidos por Ruth Rodrigues de Lima.

Durante o evento, o diretor-executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, lembrou que esta é a segunda vez que o Instituto participa de uma edição da Bienal e destacou o apoio dado ao trabalho de pesquisa e estudo pela atual gestão do Legislativo.

“Ceará, memória verde” será lançado nesta sexta-feira (18/11)

O livro “Ceará, memória verde”, de autoria do professor e secretário do Meio Ambiente do Ceará (Sema), ex-deputado federal e estadual Artur Bruno, será lançado, em formato digital, nesta sexta-feira (18/11), às 15 horas, no espaço Natércia Campos (espaço Secult), durante a 14ª Bienal Internacional do Livro. A iniciativa é da Alece, por meio do Inesp.

A obra apresenta artigos sobre o meio ambiente no Estado publicados em jornais de grande circulação, como O Povo, Diário do Nordeste e O Otimista. Durante a leitura, o autor nos convida a fazer uma viagem às florestas da caatinga semiárida, aos rios, às lagoas, às praias e aos manguezais.

Para o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, a publicação engrandece o Parlamento e reforça o papel do instituto de assessorar a Assembleia Legislativa por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado. “Publicar esse livro é fortalecer o debate sobre as pautas de proteção ambiental, para a construção de leis que garantam o desenvolvimento sustentável e contribuam para que o Ceará se torne cada vez mais saudável e mais engajado na busca pelo desenvolvimento sustentável”, afirma.

Saiba mais

Serão lançados na Bienal do Livro, ao todo, 16 títulos publicados pelo Inesp, todos em formato digital. O evento vai até 20 de novembro e conta com uma ampla programação gratuita para todos os públicos. São diversos ambientes com atrações de natureza artística e literária, incluindo palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contação de histórias, lançamentos de livros, saraus, além de apresentações lítero-musicais, escritores com reconhecimento local, nacional e internacional.

Serviço: A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Inesp, participa da 14ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. O evento prossegue até o dia 20 de novembro no Centro de Eventos, numa iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). 14ª Bienal Internacional do Livro Do Ceará. Período: até 20 de novembro. Entrada gratuita. Local: Centro de Eventos do Ceará, Avenida Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz. Site: bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

SC, com Agência de Notícias da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também