Categoria Matriz

Prazo para regularização do título de eleitor vai até 8 de maio

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do TRE-CE
17/04/2024 10:37 | Atualizado há 7 meses

Compartilhe esta notícia:

Atendimento é realizado em Fortaleza e no interior do Estado Atendimento é realizado em Fortaleza e no interior do Estado - Foto: Divulgação/TRE-CE

Eleitoras e eleitores de todo o País podem regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais até 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições deste ano, para a definição de prefeitos(as), vice-prefeitos(as) e vereadores(as). Para saber se está em dia com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve acessar o link https://tinyurl.com/47m7bsz9 ou aplicativo e-Título, conforme orientação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

Em casos de irregularidade, o canal de Autoatendimento no site oficial possibilita a resolução online e gratuita de pendências pelo próprio eleitor.

Além disso, na falta de cadastro ou atualização da biometria, o TRE-CE vem ampliando os locais de atendimento presencial, que podem ser acessados para o referido procedimento, assim como todas as demais unidades do órgão, das 8 horas às 14 horas.

Em Fortaleza e no interior do Ceará, os serviços eleitorais estão disponíveis em diversos locais, desde cartórios e centrais de atendimento, até unidades itinerantes. Confira endereços e contatos no link https://tinyurl.com/7wz7udd7 .

Para acessar esses serviços presencialmente, é indicado que o eleitor realize o agendamento. No caso das sedes do Tribunal, esse procedimento é feito diretamente no site do órgão, pelo link https://tinyurl.com/3wx7ermr . 

Especificamente para unidades nos Vapt Vupts, agende aqui; e Casas do Cidadão, agende aqui.

Saiba mais

O TRE-CE orienta que estar regular com a Justiça Eleitoral deve ser prioridade, já que essa condição permite ao eleitor não só a participação no processo eleitoral, mas também o acesso a diversos outros direitos e oportunidades, como a posse em concursos públicos.

No caso das pessoas que vão tirar o título pela primeira vez, é obrigatório o comparecimento ao cartório eleitoral para realizar a coleta da biometria.

O cadastro biométrico é gratuito e garante maior segurança para o processo eleitoral, evitando que uma pessoa vote no lugar de outra e ajudando na detecção de eleitoras e eleitores com mais de um registro no cadastro eleitoral.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br

Veja também