Prazo para prova de vida termina em 31 de julho
Por Júlio Sonsol25/07/2023 10:32 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

Os servidores ativos, inativos e pensionistas da Assembleia Legislativa do Ceará que não realizarem prova de vida até 31 de julho terão seus salários ou pensões bloqueadas a partir de 1º de agosto. A advertência é da diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Alece, Elenice Ferreira Lima.
De acordo com a gestora, ainda há 37 servidores ativos, 86 aposentados e quatro pensionistas que não realizaram a prova de vida obrigatória, que é prevista pela Lei Estadual nº 14.327, de 20 de abril de 2009. O prazo final, originalmente previsto para 30 de junho, foi prorrogado até o final deste mês pelo Governo do Estado.
A diretora do DGP explica que a prorrogação do prazo teve como objetivo dar mais uma oportunidade para os servidores ativos e aposentados que ainda efetivaram o recadastramento. “Com esta extensão do prazo, voltamos a convocar aqueles servidores da Alece que ainda não cumpriram a obrigação a fazê-lo”, enfatiza.
Elenice reforça que a não realização do procedimento traz sanções, dentro as quais a suspensão do recebimento dos vencimentos. De acordo com ela, todos os servidores efetivos, aposentados e pensionistas das folhas 2, 4, 6, 7, 16 e 17 devem realizar a prova de vida. “É muito fácil de fazer e não leva mais do que 30 segundos no aplicativo da Cearaprev para concluir”, reforça.
Como fazer
A diretora orienta que o procedimento deve ser feito online, por meio do aplicativo Cearaprev, da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev). Quem ainda não possui o aplicativo deve clicar no link https://tinyurl.com/y5upv3ev e baixar gratuitamente nas lojas de aplicativos para smartphones (Play Store ou Apple Store).
Ainda conforme o DGP, aquele servidor ou servidora que, por motivos de força maior, não consiga realizar sozinho o procedimento de prova de vida, deverá entrar em contato pelos telefones (85)3277.3734 ou (85)3277.3735, para informar sua situação e agendar a ida de um servidor do Departamento para auxiliar no processo. De acordo com Elenice, se a pessoa tiver alguma comorbidade, pode solicitar a presença de alguém do DGP em sua residência para a realização da prova de vida.
Serviço
Para dirimir qualquer dúvida, os servidores devem entrar em contato diretamente com o Departamento. Para atendimento presencial, os interessados devem se dirigir ao DGP, que funciona, durante o recesso parlamentar, até quinta-feira, de 8 horas às 13 horas, no 2º andar do Edifício Senador César Cals de Oliveira. Nesta semana, o DGP funciona nos dias 25, 26 e 27. Se optar, o servidor pode ligar para os telefones (85)3277.3734 ou (85)3277.3735 ou enviar e-mail para atendimentodgp@al.ce.gov.br .
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Plataforma de consignação oferece mais praticidade e segurança para servidores
Os servidores da Alece passam a ter acesso a uma nova plataforma de consignação (ConsigFácil), que tem como objetivo de tornar mais ágil, prático e se...
Autor: Julyana Brasileiro
Roda de conversa do Prosa reúne servidores com foco na fase da aposentadoria
O Dia Nacional do Servidor Público Aposentado é comemorado em 17 de junho e a Alece conta com ações e setores focados nos servidores que estão no proc...
Autor: Julyana Brasileiro e Julio Sonsol