Departamento de Gestão de Pessoas

Prazo para entrega do Imposto de Renda vai até quarta-feira (31/05)

Por Julyana Brasileiro e Paulo Veras, com Informações da Receita Federal
30/05/2023 08:46

Compartilhe esta notícia:

No Ceará, mais de 792 mil declarações já foram entregues No Ceará, mais de 792 mil declarações já foram entregues - Arte: Publicidade/Alece

O prazo para entrega da declaraçdo Imposto de Renda 2023 chega à reta final. Os servidores da Assembleia Legislativa do Ceará que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022 têm até quarta-feira (31/05) para  prestar as contas com a Receita Federal. No Ceará, mais de 792 mil declarações já foram entregues até a manhã desta terça-feira (29/05). Destas, 66,40% terão imposto a ser restituído. No Brasil, o número de contribuintes que já entregou a declaração supera 35 milhões.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do Imposto devido.

Para ter acesso a declaração de IR, basta acessar o Portal do Servidor por meio do  link https://bit.ly/2wI2Gfi.

Como enviar 

A declaração e a entrega poderão ser feitas pelo computador, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) relativo ao exercício de 2023, disponível no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br).

O contribuinte que quiser fazer a declaração por meio de smartphones ou tablets também pode baixar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” no Google Play (para Android) ou na AppStore (iOS).

Declaração Retificadora 

Quem já acertou as contas com a Receita Federal e percebeu algum erro ao registrar valores ou bens deve recorrer a uma declaração retificadora. A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originalmente apresentada e   deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso.

Há duas  maneiras de fazer  uma declaração retificadora: utilizando o programa IRPF e o método online, por meio do sistema de atendimento digital da Receita Federal. O contribuinte deve abrir o programa de declaração deste ano e localizar, no topo da página do lado esquerdo da tela, a opção “Retificar” – fica na aba “Declaração”. Depois deve clicar nela e, em seguida, selecionar a declaração que será corrigida.

As declarações já enviadas são identificadas pelo número do recibo, pelo tipo (completa ou simplificada) e pelo nome e CPF do contribuinte.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também