Copad

Prazo para conclusão de cursos de servidores que buscam ascensão funcional vai até 30 de junho

Por Júlio Sonsol
26/06/2024 08:52 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Documentação pode ser entregue na sala da Copad ou de forma virtual Documentação pode ser entregue na sala da Copad ou de forma virtual - Foto: José Leomar

A Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho (Copad) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) informa que os servidores da Casa têm prazo até 30 de junho para concluir cursos e treinamentos para a ascensão funcional, em 2024. A entrega dos certificados de qualificação poderá ser realizada até 20 de julho. A avaliação funcional contempla os servidores e servidoras efetivos que integram as folhas 2, 7 e 16 do Poder Legislativo. Até o momento, a Comissão, que é vinculada ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), recebeu a documentação de 800 servidores.

O presidente da Copad, Carlos Martins, observa que os servidores tiveram o interstício desde o dia 1º de julho de 2023 até 30 de junho deste ano para realizarem os seus cursos de capacitação e desenvolvimento pessoal. "Eles ainda têm essa semana até domingo pra concluir esses cursos", alerta. Conforme salienta, os treinamentos devem perfazer um total de 80 horas/aula para validação e efeito de ascensão.

"Muitas vezes, o servidor imagina que tem de fazer dois cursos. Ele pode até fazer dois cursos, desde que sejam dois cursos de 40 horas/aula. Então, já aconteceu de chegar um servidor com dois certificados, mas estes documentos não totalizaram as 80 horas. Não é a quantidade de certificados que conta, mas as horas de treinamento", alerta, destacando necessidade de atenção a esse detalhe no processo de envio da documentação à Copad.

O que fazer

A entrega dos certificados pode ser feita pelo site da Alece, acessando o link https://tinyurl.com/2brzkt96, em que há o protocolo eletrônico. "O servidor preenche os dados, digitaliza o seu certificado e faz a anexação digital dos certificados, ou pode fazer pelo protocolo físico de forma presencial, no Núcleo de Protocolo, na sala da Copad, no terceiro andar do Anexo II da Alece (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). Dentro dessa linha nós já temos em torno de 800 servidores que promoveram a entrega dos seus certificados, o que é um número muito bom", avalia.

Carlos Martins salienta que a determinação de presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PT), não é a de somente é cobrar dos servidores, mas também de lembrar a todos sobre os procedimentos necessários à qualificação, para efeito de ascensão funcional. “Muitas vezes, os servidores estão envolvidos com as suas tarefas profissionais e acabam não tendo tempo hábil pra organizar esses cursos ou mesmo até pra fazer a entrega", aponta.

Carlos Martins, presidente da Copad - Foto: José Leomar

De acordo com o presidente da Copad, o presidente Evandro Leitão determina que o órgão deve ter todo o zelo com o servidor para que ele possa fazer a entrega desse certificado em tempo hábil. "É o desejo da Casa é de que todos sejam promovidos. Logicamente nós só podemos dar essa promoção quando se cumpre os requisitos mínimos", assinala. Todos os documentos recebidos são analisados na forma da Lei n° 17.091/2019, regulamentada no Ato Normativo n° 300/2020. Quando o servidor entrega mais cedo, sobra tempo para correções que sejam necessárias ao processo, acentua o presidente da Copad.

Papel da Unipace

Carlos Martins observa ainda que a Alece é o único parlamento estadual que tem hoje uma instituição do porte da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), que proporciona aos servidores a capacitação tanto em cursos sequenciais como em cursos de pós-graduação. "Além do servidor ter uma um plano de cargo e carreira que lhe permite um crescimento profissional, há também uma comissão de avaliação que trabalha no sentido de estimular os servidores a fazerem seus cursos e a cobrar deles que venham entregar aqui no seu certificado", assevera.

Atualmente a Copad realiza o trabalho de buscar os servidores que por algum motivo ainda não apresentaram as suas documentações. "Estamos fazendo ligações telefônicas, enviamos mensagens de WhatsApp e mensagens por e-mail, tentando de todas as formas estimular e fazer contato com esse servidor que por algum motivo não conseguiu apresentar, até o momento, a sua documentação. Este trabalho é uma determinação do presidente Evandro Leitão para que 100% dos servidores sejam promovidos", acentua. 

Contatos da Copad

A Copad fica localizada no terceiro andar do anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). Para tirar eventuais dúvidas, a Copad disponibiliza os seguintes contatos: (85)98131.0356 (WhatsApp), 3277.3736, 3277.3744 e 3277.2797, bem como o email institucional copad@al.ce.gov.br.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também