ASSALCE

“Política Cor-de-Rosa” tratará sobre fibromialgia neste mês

Por Narla Lopes, com Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce
05/05/2023 05:26 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Projeto retomou atividades no dia 11 de abril Projeto retomou atividades no dia 11 de abril - Arte: Divulgação/Assalce

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) convida para a segunda edição do projeto "Política Cor-de-Rosa - Ano II: uma conversa de incentivo ao protagonismo feminino", que abordará, neste mês, o tema "Fibromialgia - Políticas públicas e qualidade de vida". O evento será nesta terça-feira (09/05), às 10 horas, no Auditório do Comitê de Imprensa da Alece.

Durante o encontro, que contará com a participação da médica e deputada estadual Dra. Silvana (PL), do médico e deputado federal Jaziel Pereira (PL), do médico anestesiologista e terapeuta da Dor, Túlio Osterne, da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, e do presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) e diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Luis Edson Sales, será discutida a necessidade de serviços públicos de saúde e atenção, com ações efetivas para a melhoria da qualidade de vida dos portadores da síndrome.

Debate sobre Fibromialgia marcará segunda edição do projeto neste ano - Arte: Divulgação/Assalce

A fibromialgia é uma patologia que afeta mais mulheres do que homens e é caracterizada por dor crônica generalizada, ou seja, dor muscular em todo o corpo que dura mais de três meses. Além disso, se associa à fadiga (cansaço) e distúrbios do sono.

O evento é aberto ao público e representa uma oportunidade valiosa para quem sofre com dores crônicas, ou conhece alguém nessa condição, participar e aprender mais sobre a fibromialgia e as diferentes formas de tratamento. Além disso, a presença de servidoras e servidores do Poder Legislativo é fundamental para ajudar na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

Temas em debate

Iniciado em 2022, o projeto está em seu segundo ano de atividades e já abordou diversos assuntos importantes. No primeiro encontro de 2023, em 11 de abril, foi discutido o tema das ações de combate à fome no Ceará.

Participaram da roda de conversa as deputadas estaduais Jô Farias (PT), Larissa Gaspar (PT), Lia Gomes (PDT) e Gabriella Aguiar (PSD), além da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, e o presidente da Assalce, Luis Edson Sales. A conversa foi mediada pela jornalista Magnólia Paiva, da Rádio FM Assembleia.

Durante a discussão, a primeira-dama do Poder Legislativo, Cristiane Leitão, destacou o engajamento da Casa nas ações de combate à fome: "A Alece sozinha não tem capacidade para atender toda a população do Estado, mas acreditamos em um trabalho conjunto dos três poderes na luta contra a fome", afirmou. 

Sobre o projeto

O "Política Cor-de-Rosa" tem como objetivo promover rodas de conversa com a participação de deputadas estaduais, gestoras e servidoras do Poder Legislativo, além de representantes da sociedade, sobre temas relevantes para o universo feminino. Neste ano, o projeto ampliou sua abrangência ao incluir diversos grupos de mulheres e da sociedade civil, enriquecendo significativamente o debate.

Durante o encontro, a equipe do Consultório de Dor da Universidade de Fortaleza (Unifor) estará presente, compartilhando sua expertise e ampliando a compreensão dos parlamentares sobre os desafios enfrentados pelos portadores de fibromialgia. Essa experiência servirá como modelo para o Núcleo de Atendimento à Pessoa com Fibromialgia (Napfi), que será inaugurado pelo DSAS no dia 15 de maio.

Os encontros do "Política Cor-de-Rosa" acontecem mensalmente, sempre às terças-feiras na primeira quinzena de cada mês.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também