Poética sobre comensalidade marca retomada do “Em Rodas de Biblioterapia”
Por Julyana Brasileiro, com Virgínia Bastos (Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce)14/02/2025 02:18 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

O curso "Em Rodas de Biblioterapia", que integra o programa Assalce Entre Artes, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), apresentou, nesta quinta-feira (13/02), na sede da entidade, a poética “Um Novo Tempo - Comensalidade/ Você tem fome de quê?”.
O tema, inspirado no livro "Vivências à Mesa - Memórias da vida" foi apresentado pela autora Maria Leci Queiroz. A convidada, que é nutricionista e especialista em Saúde Pública, explicou que a comensalidade é mais que um ato de compartilhar refeições e experiências alimentares com outras pessoas.
Segundo afirmou, o hábito de reunir pessoas ao redor da mesa alimenta não apenas o corpo com os nutrientes da alimentação, mas, principalmente, o espírito, proporcionando memória afetivas e vínculos sociais.''O termo significa conviver à mesa, que envolve não somente o padrão alimentar e o que se come, mas, principalmente o modo como se come. As pessoas têm também fome de amor, sede de justiça, de afeto ou de amizades e solidariedade'', destacou.
Dinâmica marcou atividade
Durante o encontro, Maria Leci Queiroz realizou uma dinâmica com os participantes do curso "Em Rodas de Biblioterapia'', trazendo o conceito de comensalidade enquanto ato de partilha ao redor da mesa. Enquanto era oferecida uma bebida ou comida, cada pessoa compartilhava sua carência emocional. ''A fome é a sensação de que o corpo precisa de comida para funcionar, mas não podemos esquecer que a carência de amor e paz traz fome para o lado sentimental'', afirmou.

Maria Leci Queiroz conduziu poética sobre comensalidade - Foto: Virgínia Bastos/Núcleo de Comunicação Interna da Alece
A coordenadora do curso “Em Rodas de Biblioterapia” e idealizadora do programa Assalce Entre Artes, Jacqueline Assunção, reforçou que a atividade é uma experiência terapêutica com o objetivo de promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida, por meio da leitura de livros e textos com reflexão sobre os mesmos.
Conforme reforçou, a temática ''Comensalidade''iniciou as atividades do curso neste ano. "Para iniciar 2025, nada melhor que o tema comensalidade, que significa o ato de partilhar alimentos, comer em conjunto. A palavra deriva do latim 'Mensa', que significa conviver à mesa. Comensalidade é um fenômeno social, cultural e político. Envolve comer, o que é considerado bom para saúde", explicou, salientando que é na mesa onde resgatamos memórias e criamos vínculos, onde tudo começa.
Saiba mais
O curso "Em Rodas de Biblioterapia busca visibilizar a dimensão terapêutica do ato de ler.As rodas de Biblioterapia realizadas para os servidores da Assembleia Legislativa são organizadas pela coordenadora Jacqueline Assunção, com supervisão do presidente da Assalce, Luis Edson Sales.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Retomadas oficinas da Assalce para servidores
A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) informa que suas atividades estão oficialmente de volta, com programação rica...
Autor: Julyana Brasileiro, com Virgínia Bastos (Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce)