Controladoria

Planejamento Estratégico 2021-2030 da Assembleia será aberto à participação dos servidores

Por ALECE
06/03/2020 18:46

Compartilhe esta notícia:

 Reunião foi realizada nesta quinta-feira (05/03). Reunião foi realizada nesta quinta-feira (05/03). - Máximo Moura

Os servidores da Assembleia Legislativos poderão participar, por meio de consultas e sugestões, do planejamento estratégico da Assembleia Legislativa do Ceará para o decênio 2021-2030. É que informa a controladora do Poder Legislativo, Sílvia Helena Correia, após ter participado da reunião, realizada nesta quinta-feira (05/03) do Comitê Gestor do Planejamento Estratégico da AL, com os membros da Consultoria Dom Cabral, que irá dar suporte técnico à atualização do planejamento.

De acordo com a controladoria da Assembleia, o comitê é coordenado pela Diretoria Geral, secretariado pela Controladoria  e composto por representantes das diretorias Administrativa Financeira e Legislativa, Procuradoria, Coordenadoria de Comunicação Social e Coordenadoria de Tecnologia da Informação. "Nessa primeira reunião foi dado o "start" para revisar e atualizar o planejamento estratégico da Assembleia que foi elaborado para decênio 2011-2020", explica.

Sílvia Correia entende que este ano é considerado um "divisor de águas", já que é o último ano do planejamento estratégico em operação. "Em conversa com o presidente da Assembleia, deputado José Sarto (PDT), recebemos orientação de atualizar e planejar para mais dez anos (2021-2030). Não é um trabalho especificamente da Controladoria, mas que é levado pelo Comitê de Gestão Estratégica, que cuida da governança, na área mais técnica. A ideia é que esse Comitê, que é uma instância de governança, conduza todo esse processo", acentua.

Metodologia de trabalho

Conforme salienta a controladora, as instituições não podem mais prescindir de uma estratégia. "Assim, consultores da Fundação Dom Cabral, que têm muita expertise na área, estiveram nessa primeira reunião que definiu um cronograma que irá se desenvolver até o final do ano, quando será entregue, ao final do mandato do presidente José Sarto o novo planejamento estratégico", explana.

A primeira reunião, revela Sílvia Correia, foi um alinhamento e permitiu que se possa conhecer os consultores de São Paulo e Brasília envolvidos no processo. Nesse primeiro momento, foi mostrado para eles o novo organograma, o modelo de governança adotado pela Assembleia, recém aprovado  e os resultados que foram obtidos no período 2011-2020. "Revisitamos o mapa estratégico e os consultores ficaram positivamente surpresos com os resultados obtidos nos últimos dez anos", destaca.

A próxima reunião será em 26 e 27 de março, quando o mapa estratégico será visitado para que sejam pontuados como positivo, negativo ou neutro os resultados do planejamento ainda em aplicação. "Na sequência, será aberto para todos os servidores a atualização, para construirmos juntos, principalmente com aqueles que conhecem as oportunidades e gargalos da Assembleia. Sem dúvidas é um processo a muitas mãos, que será realizado ao longo de dez meses. Esperamos deixar como um grande legado da Mesa Diretora esse planejamento estratégico", enfatiza a controladora da Casa.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também