Controladoria

Pesquisa aponta que Controladoria alcança patamar de 89,19% de satisfação

Por ALECE
27/01/2022 11:55 | Atualizado há 1 ano

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Controladora Silvia Correia diz que pesquisa aponta  Controladoria  no rumo certo Controladora Silvia Correia diz que pesquisa aponta Controladoria no rumo certo - Foto: Comunicação Interna

A controladora da Assembleia Legislativa, Silvia Correia, informa que a Controladoria da Casa realizou uma pesquisa de satisfação junto aos órgãos do Legislativo, para uma avaliação da atuação da Controladoria. A iniciativa, conforme revela, faz parte do processo de melhoria contínua deste setor.  Segundo ela, 22 de 36 órgãos que compõem a estrutura administrativa da Alece, participaram da consulta, cerca de 61% do total.

"A pesquisa é bastante representativa, haja vista a abrangência do público pesquisado. Ela apresentou algumas características que são importante destacar. O perfil do público que respondeu está equilibrado entre diretores e gestores;  servidores e colaboradores", acentua. Silvia Correia revela que 48% das respostas vêm de servidores, e 52% de colaboradores. "Ou seja, há uma equivalência nestas respostas. Isso é muito importante para evitar qualquer viés de preponderância de um grupo sobre outro".

De acordo com a controladora, é importante destacar que 70% dos respondentes têm o mínimo de oito anos de atuação na Assembleia Legislativa. "A pesquisa foi respondida por profissionais e gestores que já conhecem a realidade do Legislativo". observa.

Resultados

Em relação aos resultados da pesquisa, Silvia Correia esclarece que foram abordados quatro áreas em que atuou a Controladoria em 2021. "A média de resultado da consulta, abrangendo todos os produtos e serviços do âmbito do setor,  aponta um índice de satisfação de 89,19%, o que é um indicador muito positivo". Entre os pontos mais relevantes, como a área de transparência, a pesquisa apontou que 94,1% dos respondentes afirmam estar satisfeitos.

"Esse resultado de satisfação abordam as duas grande entregas feitas pela Alece em 2021, que foram a plataforma Assembleia Mais Transparente e o trabalho de classificação das informações sigilosas", acentua. Na área de auditoria interna, que inclui auditoria de contas e auditoria do sistema de gestão da qualidade da Consultoria Técnica Legislativa, "nós temos 85,1% de satisfação, enquanto que no controle preventivo, onde temos o plano de ação para sanar fragilidades, tivemos o resultado de 88,3% de satisfação. Entre as atividades desenvolvidas pelo plano, tivemos a entrega do Manual de Fiscalização e Gestão de Contratos, além de orientações prestadas aos órgãos".

Nas ações estratégicas de controle, que envolvem o Comitê de Gestão Estratégica, Programa de Educação Continuada em Controle Interno, assessoramento do Conselho de Governança Fiscal, coordenado pelo governador do Estado, e a Rede de Controle Interno da Gestão Pública,  o índice de satisfação foi de 88,9%, conforme revela Silvia Correia. "Assim, a gente observa  que estamos no rumo certo, haja vista que o controle interno não é um fim, mas um dos pilares e mecanismos da boa governança. Isso nos traz satisfação e desafios para avançar em novos projetos e produtos", conclui.

JS

 

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