Partidos políticos e TRE-CE assinam acordo na Alece para combater fake news
Por ALECE06/09/2022 17:07
Compartilhe esta notícia:
Em meio a um dos momentos mais importantes para o futuro de um país, com o período eleitoral, a tentativa de disseminar informações faltas e ataques ao processo democrático se mostra mais presente. No intuito de combater essas ações, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e os partidos políticos assinaram, nesta terça-feira (06/09), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, um acordo de cooperação para a redução dos efeitos nocivos da disseminação de informações falsas que atentem contra a democracia e à imagem institucional da Justiça Eleitoral.
A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Alece, com a presença dos partidos políticos que assinaram o termo: Republicanos, Rede, Novo, Pros, PT, Agir, PSB, Podemos, PDT, PSD, PCB, PSC, PV, PP, PCdoB, União Brasil, PTB e Patriota.
O presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), reiterou que, às vésperas de uma data simbólica para os brasileiros, como as eleições, a assinatura do termo se faz ainda mais importante “na defesa da democracia”. Conforme o deputado, garantir a veiculação de informações corretas, responsáveis e transparentes é sinônimo de manutenção de um direito democrático.
“Quando assumimos o dever de enfrentar a desinformação, juntamente com o TRE-CE, estamos reunindo forças pela garantia da lisura do pleito. Esta é uma luta cada vez mais essencial, em tempos de fortes mobilizações nas redes sociais, onde certamente ganhamos possibilidades positivas, mas também sofremos com o aumento do fluxo de notícias falsas, deturpações e ataques caluniosos”, pontuou o presidente.
Evandro Leitão lembrou ainda o discurso do ministro Alexandre de Moraes, na cerimônia que marcou sua posse no Tribunal Superior Eleitoral, em agosto último, quando o jurista enfatizou o compromisso que todos precisam “manter com os ideais republicanos, os respeitos pelas instituições e a garantia do Estado Democrático de direito”.
O presidente do Comitê de Enfrentamento à Desinformação do TRE-CE, Rommel Moreira Conrado, destacou que, com a assinatura, os partidos comprometem-se atuar como agentes colaboradores da Justiça Eleitoral, esclarecendo sobre características dos procedimentos e do funcionamento do processo de votação, utilizando-se de informação confiável e de qualidade, com a divulgação massiva de informações oficiais sobre as eleições e a Justiça Eleitoral; e colaborar com a construção de um ambiente de transparência informacional, desestimulando os casos de desinformação; e adotando estratégias preventivas e de contenção de seus efeitos negativos.
“Os partidos se comprometem não só em relação aos seus quadros partidários, mas em relação à população em geral, esclarecendo como funciona o processo eletrônico de votação; fiscalizar esse processo eletrônico e divulgar informações confiáveis”, ressaltou.
COMITÊ
O Comitê foi instituído pelo TRE-CE em setembro de 2021 e atua em diversas frentes no combate à desinformação e na ampliação das ações de divulgação da segurança do processo eleitoral.
O TRE-CE tem realizado palestras sobre segurança do processo eletrônico em instituições de ensino públicas e privadas como (Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal do Ceará (UFC), UniCatólica e Universidade de Fortaleza (Unifor). Também foram ministradas apresentações sobre o tema para agentes de órgãos de segurança, como Polícia Federal, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e Exército.
O Tribunal lançou ainda o Prêmio TRE-CE de Jornalismo com o tema evolução e segurança do processo eletrônico de votação, contribuindo com o enfrentamento à desinformação, o debate e o aprofundamento dos conhecimentos sobre o tema.
Da Agência de Notícias da Alece
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna