Papel do pedagogo é relembrado no mês relativo à categoria
Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS22/05/2023 15:58
Compartilhe esta notícia:

No dia 20 de maio, é comemorado anualmente o Dia Nacional do Pedagogo. A data foi instituída por meio da Lei 13.083/2015, que visa promover a discussão do papel da família e das escolas no desenvolvimento das crianças, delimitando as responsabilidades de cada um.
O profissional pedagogo desempenha importante papel na formação do indivíduo, atuando desde a Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental I da Educação Básica. Além disso, pode exercer funções como mentoria, gestão e coordenação, trabalhando na formação e capacitação de pessoas.
A orientadora da Célula de Psicopedagogia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Mabelle Mota, afirma que o ato de ensinar não significa transferir conhecimento, conforme consta nos dicionários. "Em concordância com Paulo Freire, destaco a importância, nesse dia comemorativo do pedagogo, da seguinte frase: ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção", explica.
A profissional ainda parabeniza a Célula de Psicopedagogia pelo trabalho de excelência que vem sendo prestado aos usuários do DSAS. "Parabenizo a todos os profissionais que executam com maestria e amor essa profissão tão desafiadora", destaca.
Confira o vídeo em homenagem ao Dia Nacional do Pedagogo, com depoimento da psicopedagoga Mabelle Mota, no link https://youtu.be/TjTJ5JsJ6Pk .
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS