Panfletagem marca nova etapa do Setembro Amarelo
Por ALECE10/09/2019 17:20 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Ceará está engajada na campanha Setembro Amarelo, com o intuito de reforçar a prevenção ao suicídio no Ceará que lidera os índices de casos no estados das regiões Norte e Nordeste. Na manhã desta terça-feira (10/09), uma comitiva de deputados distribuiu panfletos e fitas amarelas para os pedestres, motoristas e motociclistas. A ação levou o amarelo, cor oficial da campanha, à esquina da Avenida Desembargador Moreira com Pontes Vieira, onde se localiza a sede do Poder Legislativo.
Para o deputado Evandro Leitão (PDT), 1º secretário da Casa e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, é preciso combater esse problema de saúde pública. ''Essa panfletagem integra as atividades que serão realizadas pela Assembleia ao longo do mês. Temos que divulgar, alertar a sociedade e fazer um trabalho de mobilização para termos uma saúde mental mais equilibrada e melhor'', afirma.
O deputado Elmano Freitas (PT) afirma que o diálogo é primordial na prevenção ao suicídio. ''Estamos aqui para panfletar e conversar com a população. É importante que as famílias, amigos possam cada vez mais conversar para que tenham conhecimento sobre o tema e possamos ter políticas públicas de prevenção'', destaca.
A deputada Érika Amorim (PSD) afirma que é preciso ficar atento aos sinais das pessoas que nos cercam para prestar ajuda. "Não existe pauta mais importante que a vida e nós precisamos perceber os indícios. Nós estamos aqui à disposição e essa casa legislativa está atuando para que possamos elaborar políticas públicas e realmente diminuir esses índices no Estado'', destaca.
Também participaram da comitiva outros membros da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental: os deputados Nezinho Farias (PDT), Fernando Santana (PT) e Patrícia Aguiar (PSD).
A programação desta terça-feira, alusiva ao Setembro Amarelo, teve prosseguimento às 8h30min, com a palestra sobre a prevenção ao suicídio ministrada pelo psiquiatra Fábio Gomes de Matos, no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa. O requerimento foi da deputada Érika Amorim, presidente da Comissão de Infância e Adolescência.
O segundo expediente da sessão plenária da Assembleia também foi dedicado ao debate sobre a importância do combate à depressão e da prevenção a casos de suicídio. A solicitação foi do deputado Evandro Leitão. A titular executiva de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Ceará, Lisiane Cysne de Medeiros Vasconcelos e Rego, apresentou as políticas realizadas pelo Estado para combater o problema.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Alece FM celebra 17 anos comprometida com a transparência legislativa
A rádio Alece FM (96,7 MHz) completou 17 anos de atuação nesta quarta-feira (06/11) e fortalece, cada vez mais, o compromisso com a transparência das...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceApós obras de restauração, Plenário 13 de Maio é reaberto em sessão ordinária
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reabriu, na manhã desta quarta-feira (06/11), o Plenário 13 de Maio, em cerimônia que reuniu parla...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceAlece reabre Plenário 13 de Maio nesta quarta-feira (06/11)
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (06/11), a partir das 9 horas, a reabertura do Plenário 13 de Maio, re...
Autor: Salomão de Castro, com Agência de Notícias da Alece