Palestras orientam servidores sobre prevenção e combate a incêndio
Por ALECE07/04/2022 14:17
Compartilhe esta notícia:
A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social, em parceria com a 1ª Companhia de Bombeiros da Capital, realizou, nesta quinta-feira (07/04), no Auditório Murilo Aguiar, um ciclo palestras sobre segurança ocupacional e combate a incêndio. A iniciativa, que também teve o apoio da Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), foi voltada para os servidores de todos os setores da Assembleia Legislativa do Ceará.
O orientador da Célula, Joaquim Garcia, revelou que tem recebido apoio da Companhia de Bombeiros, sempre que necessário. Ele destacou que o evento teve por objetivo levar orientações aos servidores sobre a prevenção e combate a incêndios. "Trabalhamos sempre conjuntamente nas ações de nossa Célula. Nesta oportunidade, trazemos medidas que devem ser tomadas diante de uma situação de incêndio, principalmente quanto à prevenção".
O comandante da 1ª Companhia, coronel Leandro Nogueira, durante a abertura das palestras, disse que os participantes serão informados sobre medidas que devem ser adotadas para que não aconteçam incêndios ou evitar que a ação do fogo assuma grandes proporções. Ele assinalou que em sua vida profissional já participou de socorro de dezenas de casos e praticamente nenhuma vítima teve nenhum acesso prévio a informações sobre a prevenção.
Investimento em segurança
Leandro Nogueira observou ainda que gastos como compra de extintores de incêndio ou renovação da fiação elétrica de um imóvel não podem ser considerados despesa, mas um investimento em favor da segurança. Ele revelou ainda que há casos com grandes perdas de bens e até mesmo de vidas, que poderiam ser evitadas se algumas medidas preventivas tivessem anteriormente sido adotadas.
O comandante destacou ainda que a Companhia está disponível para todos os servidores durante 24 horas do dia, em dois turnos de 12 horas diárias, 7 horas às 17 horas e de 17 horas às 7 horas, podendo ser acionada sempre que necessária, em qualquer horário. Ele assinalou que o Corpo de Bombeiros também trabalha com percepção de riscos. "A população precisa perceber os riscos inerentes, tanto no local de trabalho quanto em sua residência. A gente sempre orienta quanto ao uso correto do gás de cozinha e a parte elétrica", afirmou.
O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Luis Edson Sales, lembrou que o Corpo de Bombeiros é uma instituição que possui o mais alto índice de credibilidade perante a comunidade, por realizar uma atividade que beneficia a todos. Ele lembrou também que o DSAS também trabalham conjuntamente, quando se trata de primeiros socorros no âmbito da Casa.
A diretora do Departamento Administrativo da Alece, Lise Novais, também presente ao evento, assinalou que a Saúde Ocupacional tem por objetivo zelar pela saúde física e mental do trabalhador, e trata da segurança do colaborador enquanto ele exerce seu trabalho. Seu objetivo é reduzir os acidentes que estão sujeitos a acontecer, além de resguardar a integridade social, física e mental do trabalhador. “Quando se fala em Segurança Ocupacional, podemos associá-la aos fatores: Medicina do Trabalho, controle e prevenção dos riscos, no ambiente do trabalho, doenças do trabalho, higiene e outras; é preciso ficar alerta e procurar as informações necessárias para melhor desempenho de nossas atividades e nossa saúde física e mental”.
As exposições ficaram a cargo do tenente coronel BM Jectan Oliveira, doutor em prevenção e combate a incêndio, da capitã BM Samara Dantas e o tenente BM Rafael, da 1ª Companhia. Samara Dantas assinalou que o evento teve como foco o combate ao incêndio, e como cada pessoa pode atuar em caso de princípio de incêndio. "Uma atuação correta dentro do ambiente de trabalho ou em casa, no momento de princípio de incêndio é de extrema importância e não haja perdas de patrimônio ou até mesmo de vidas", alertou.
Ciclos de palestras
Amanda Melo, articuladora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, ressaltou a importância do momento de formação para os servidores e a segurança da Casa. Ela lembrou que as ações com foco na temática foram iniciadas em 2021 e terão continuidade em 2022, com ciclo de palestras.
A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho desenvolve ações que buscam assegurar uma vida saudável e um ambiente laboral seguro visando promover o bem-estar a partir do entendimento de que conforto, segurança e eficiência influenciam a saúde do ser humano de forma global, tanto no ambiente de trabalho como fora dele.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna