Palestra sobre paternidade na visão sistêmica marca Webinar
Por ALECE10/08/2021 20:52
Compartilhe esta notícia:
A Célula de Qualificação dos Servidores, da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Ceará, realizou, nesta terça-feira (10/08), Webinar sobre “A paternidade na visão sistêmica". O tema foi abordado pelo advogado e constelador do programa Olhares e Fazeres do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), José Iranildo Sousa da Silva, e pela advogada e integrante do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gabriela Lima.
Segundo afirmou Iranildo Silva, tudo que se apresenta para nós é um fenômeno. De acordo com ele, todos estão conectados e todos os sistemas trazem uma finalidade. “Tudo que se apresenta para nós se apresenta através de um fenômeno e para que a gente possa compreender é preciso entrar na essência do que se apresenta”, pontuou.
O palestrante defendeu ser necessário abandonar o sistema cartesiano nas constelações familiares. Conforme afirmou, há muito olhar de cobrança dos filhos para os pais. “O filho tem de acolher o pai na forma como ele é e não como o filho quer que ele seja”, frisou. Para o expositor, a vida é um fluxo de energia, e muitos sentidos não são percebidos ou dominados. “Quando se olha para além do pai ou do avô, a gente consegue receber a energia que vem de cima”, asseverou.
Na sua avaliação, as gerações futuras vão absorver o que aconteceu no passado. O olhar sistêmico tem ajudado crianças e adolescentes, nas instituições de vida onde tem trabalhado. “Várias constelações que fazemos têm reverberado com um ganho muito grande”, assegurou. No seu entendimento, é o pai que apresenta o filho para o mundo e traz o progresso para a vida de todos. Na sua perspectiva, ajudar é dar confiança e potencializar as qualidades ao outro.
Relacionamento
Gabriela Lima disse que a força necessária para o melhor desempenho decorre inicialmente da relação entre os pais. Enquanto esse relacionamento for respeitoso, os filhos se sentem seguros. “Sinto segurança quando sinto a presença dos meus pais. Sou 100% meu pai e 100% minha mãe”, defendeu.
“Para que haja harmonia e respeito com os pais, antes de se direcionarem aos filhos, precisam olhar para a relação deles. Que seja saudável e harmoniosa, com equilíbrio entre o dar e receber. O casal deve priorizar o próprio relacionamento em relação aos filhos”, explicou a advogada.
As leis sistêmicas, segundo ela, garantem o acesso das crianças a todos os familiares. “As constelações nos trazem três leis: a da hierarquia, do pertencimento e do equilíbrio entre o dar e receber. São as ordens do amor. Quando esses princípios estão harmônicos, tudo flui”, expôs. A paz, que tanto almejamos, acentuou, “é relacional, porque se estamos em paz com o outro, a relação flui e posso passar mais segurança para os filhos”.
“Quando há uma disputa entre paz é uma luta de poder entre eles e os filhos acabam esquecidos. Para que o amor possa fluir, é preciso haver uma ordem”, alertou.
Importância do tema
A primeira-dama do Poder Legislativo, Cristiane Leitão, idealizadora da palestra, afirmou que os palestrantes têm bastante experiência na área. “A visão sistêmica é a ferramenta que olha para a alma das pessoas, sem julgamento. Essa palestra vai traz um aprendizado sobre o papel do pai na sociedade. Todos ganham com essa visão”, explicou. Ela ressaltou ainda que a atual gestão da Alece está voltada para o bem-estar de todos os servidores.
O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), participou do Webinar e agradeceu aos servidores e palestrantes, considerando uma honra de fazer parte da Mesa Diretora da Assembleia e ter o carinho e o respeito de todos. “Quero parabenizar a todos e todas pelo grande trabalho, contribuindo para uma sociedade melhor, mais justa e mais isonômica”, afirmou. Ele também desejou um feliz Dia dos Pais, parabenizando a todos que realizam a missão de ser pai. Evandro Leitão é pai de três filhos e tem um neto.
O Webinar é transmitido todas as terças-feiras ao vivo, por meio da plataforma Zoom. Os assuntos tratados são diversificados e sugeridos pelos próprios servidores, com o objetivo de levar informação e manter a interação dos colegas das diversas áreas da Alece durante o período de isolamento social.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032