ASSALCE

Palestra sobre educação financeira abre Semana do Consumidor

Por ALECE
13/03/2023 15:36

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Servidores após a palestra realizada na sede da Assalce Servidores após a palestra realizada na sede da Assalce - Foto: José Leomar

O Procon Assembleia realizou nesta segunda-feira (13/03) uma palestra sobre superendividamento e educação financeira. A atividade ocorreu no auditório da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce). O evento dá início a uma série de atividades que ocorrerão durante a Semana do Consumidor, em alusão ao Dia do Consumidor (15/03), e que prosseguem até sexta-feira (17/03).

A palestra foi conduzida pela assessora técnica do Procon Assembleia, Telma Valéria Pimentel. Segundo afirmou, como parte da Semana do Consumidor, serão feitas palestras em escolas e há um mutirão de atendimento no órgão.

Além das dicas de como ter uma boa saúde financeira e evitar dívidas, Telma falou sobre o trabalho que é desenvolvido no Procon Assembleia. “Ninguém sai do Procon sem uma orientação. A maioria dos casos é relativa aos bancos e administradoras de cartões de crédito e nossos advogados fazem o possível para que o acordo seja positivo”, destacou. Ela disse ainda que está em estudo a criação de um núcleo específico para mediar questões de superendividamento, o que pode ocorrer ainda em 2023.

No evento estiveram presentes também Samuel Góes, advogado do Procon Assembleia, o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia, Luis Edson Sales, o vice-presidente da Assalce, Carlos Martins e a servidora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), a psicóloga Natércia Rios.

Luis Edson salientou a importância de orientações desta natureza pelo Procon, em especial para os aposentados. “A equipe do Procon Assembleia faz um trabalho fantástico. Queremos aumentar as ações da Assalce em conjunto com o Procon. Aqui já damos algumas orientações aos servidores sobre saúde financeira, mas a participação de especialistas é fundamental”, defendeu o presidente da Associação.

Já Natércia, que representou a diretora do DGP, Elenice Ferreira Lima, no evento, reforçou o apoio a este tipo de ação. “Tudo que for feito com o intuito de evitar prejuízos e problemas financeiros para os servidores e servidoras terá o apoio do Departamento”, assegurou. Ela enfatizou ainda que ao ter saúde financeira, a pessoa evita o stress e isso é essencial para uma boa qualidade de vida.

Mutirão de atendimento

Durante esta semana, além do atendimento rotineiro feito no Procon, os casos que envolvam a Enel Distribuição Ceará (Enel) e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) estarão sendo atendidos por colaboradores destas duas empresas no Procon Assembleia. “Aquele consumidor que tiver definições de parcelamento ou outros questionamentos com estas duas empresas poderá resolver diretamente com elas”, adiantou.

Segundo a assessora técnica, a maioria das reclamações que chega no Procon se refere a dificuldades impostas pelo descontrole no consumo e em especial os cuidados que todos devem ter com a oferta de crédito facilitado ofertada por bancos através de cartões de crédito e cheque especial.

Serviço: Para ter acesso aos serviços do Procon Assembleia, basta acessar o site https://procon.al.ce.gov.br e clicar na aba do Procon. Lá é possível realizar o agendamento para atendimento. É possível também enviar a reclamação ou dúvida pelo email proconassembleiaatendimento@gmail.com ou ligando para os telefones (85) 3277-3800 / (85) 3277-3801, das 8 horas às 17 horas.

Paulo Veras

Edição: Salomão de Castro

 

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