Dicas de Saúde

Palestra sobre “A nova mulher na menopausa” inicia Semana da Saúde na Alece

Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do DSAS
09/04/2024 16:27 | Atualizado há 7 meses

Compartilhe esta notícia:

Veruska Mendonça, ginecologista da Célula de Clínica Médica do DSAS, foi a palestrante Veruska Mendonça, ginecologista da Célula de Clínica Médica do DSAS, foi a palestrante - Foto: Bia Medeiros

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio de sua Célula de Clínica Médica, promoveu, nesta terça-feira (09/04), a palestra "A nova mulher na menopausa", no Complexo das Comissões Técnicas da Casa, no Palácio Adauto Bezerra. A atividade deu início à Semana da Saúde (9 a 11 de abril), campanha idealizada pela referida Célula e alinhada à Semana da Saúde no Brasil (2 a 7 de abril).

“A ‘nova mulher’ a que se refere a palestra é a geração atual de mulheres com idade em torno dos 50 anos, faixa etária que tem se tornado cada vez mais ativa no convívio social por conta do aumento da sobrevida e da mudança de paradigmas culturais que tem se observado nas últimas décadas. Nós, ginecologistas, devemos cuidar muito bem dessas mulheres, provendo ampla abordagem que considere suas situações vacinais, dosagens hormonais, condições físicas e psicológicas”, informou a palestrante Veruska Mendonça, ginecologista da Célula de Clínica Médica do DSAS.

"Quero pontuar que esta palestra não aborda apenas a saúde, mas também as questões sociais. Há muito tempo, uma mulher que atingisse a menopausa já era considerada idosa e, consequentemente, estereotipada como alguém com limitações para realizar atividades e se desenvolver pessoalmente e profissionalmente. Felizmente, hoje percebemos uma mudança satisfatória no perfil da mulher na sociedade, o que inclui o impacto que ela produz e os espaços que ela ocupa", informou, na abertura, o diretor do DSAS, Luis Edson Sales.

Diretor do DSAS destaca força de trabalho das mulheres

O diretor destacou ainda que a maioria da força de trabalho da Assembleia Legislativa é composta por mulheres. "É fundamental, portanto, que haja atuação de políticas públicas orientadas para as servidoras. Não apenas mediante campanhas como esta, mas também por meio de atendimentos especializados, como o serviço prestado pela Sala da Saúde da Mulher, conduzido pela Célula de Clínica Médica com o apoio da Célula de Enfermagem do DSAS, e que é uma referência para outras Assembleias do Brasil", explicou.

Túlio Osterne, orientador da Célula de Clínica Médica do DSAS - Foto: Bia Medeiros

O orientador da Célula de Clínica Médica do DSAS, Túlio Osterne, afirmou que a saúde é tema preponderante na vida coletiva de todas as sociedades organizadas, constituindo não apenas um bem físico, mas também emocional e social.

"Não adianta, por exemplo, ter um corpo saudável e uma mente doente, ou vice-versa. A saúde deve ser compreendida de maneira integral, e nada mais justo que o destaque a esse tema no cotidiano de todos os cidadãos. Além disso, em uma sociedade onde as mulheres cada vez mais ampliam seu dinamismo e sua importância, aproveitamos a Semana da Saúde no Brasil para valorizar a plena saúde da mulher", explicou.

Túlio Osterne, Veruska Mendonça e o diretor do DSAS, Luis Edson Sales - Foto: Bia Medeiros

Saiba mais

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de mulheres estarão em menopausa até 2030. Ainda assim, o tema é cercado por um tabu e, por isso, durante o período, a maioria é relutante em procurar ajuda médica, mesmo sofrendo mudanças físicas e emocionais.

Os primeiros sinais da menopausa podem ser percebidos a partir dos 40 anos, no chamado período de climatério. A fase, entre climatério, pré-menopausa até a pós-menopausa, pode durar de 10 a 30 anos. Ou seja, 1/3 da vida da mulher é vivida dentro desse processo.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também