Coordenadoria de Comunicação Social

Palestra orienta servidores sobre boas práticas no trânsito

Por ALECE
31/05/2022 14:06 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Palestra será realizada também no turno da tarde Palestra será realizada também no turno da tarde - Foto: Paulo Rocha

A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, realiza, nesta terça-feira (31/05), palestras sobre segurança no trânsito, voltadas aos servidores da Casa, no Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). O evento tem o educador do trânsito do Detran-CE, Samuel Cordeiro, como facilitador. A iniciativa faz parte do movimento Maio Amarelo, que busca conscientizar sobre a segurança no trânsito. A primeira atividade foi realizada pela manhã e a segunda será realizada à tarde.

A ação, segundo Joaquim Garcia, orientador da Célula, busca demonstrar a importância de ter atitudes e comportamentos para evitar acidentes de trânsito. A iniciativa também é integrante das ações do Maio Amarelo, que busca alertar a sociedade sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

"O Maio Amarelo tem como objetivo a conscientização sobre a segurança do trânsito. Então, durante a palestra foi demonstrada aos nossos servidores a importância dos cuidados, visto que os índices de acidentes fatais no trânsito são muito altos. Por isso, a gente precisa fazer esse trabalho de conscientização e informação", avalia Joaquim Garcia.

Aplicação prática do conteúdo

O supervisor do Setor de Transportes da Alece, Ronald Gomes, disse que a realização de palestras de orientações sobre comportamentos no trânsito produz impactos positivos nos condutores de veículos da Casa. "Temos motoristas que são contratados pela Assembleia e terceirizados. Todos estão sob a responsabilidade sobre o nosso setor. Essas palestras geram neles a conscientização de melhores hábitos no dia a dia", pontuou.

Ronald Gomes apontou a existência de profissionais que lidam diretamente com deputados estaduais e de vários setores do Poder Legislativo, o que torna o trabalho de todos "bastante dinâmico".  Segundo ele, este "impacto positivo vai gerar uma conscientização sobre a responsabilidade de conduzir os veículos".

O facilitador Samuel Cordeiro explicou que os pontos mais destacados na palestra são questões comportamentais, como a não ingestão de bebidas alcoólicas ao dirigir, e a atitude de evitar o uso de aparelhos celulares, além de respeito aos limites de velocidade. "A gente sabe que não se trata de falta de conhecimento sobre esses pontos, mas sim de colocar este conhecimento em prática", defendeu.

O facilitador da palestra considerou necessário demonstrar novas perspectivas para que os motoristas também tenham um novo olhar sobre as boas práticas no trânsito. "É preciso colocar aquilo que já sabem em prática. Por isso abordamos sobre as principais causas de acidentes, alcoolemia (concentração passageira de álcool etílico no sangue, resultante da ingestão de bebidas alcoólicas), velocidade excessiva e também os riscos gerados com o uso de aparelho celular durante a condução do veículo", pontuou.

Em 2022, o movimento do Maio Amarelo tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”, destacando a importância da ação coletiva para a segurança de cada pessoa. A mobilização acompanhou resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2010, que indicou o período de 2011 a 2020 como a década de ações para a segurança do trânsito.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também