Comitê de Responsabilidade Social

Palestra leva orientações para servidores sobre cuidados com alimentos

Por Júlio Sonsol
14/09/2023 12:08 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Servidores acompanharam atentos as orientações dadas na palestra Servidores acompanharam atentos as orientações dadas na palestra - Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, do Comitê de Responsabilidade Social realizou nesta quinta-feira (14/09) palestra sobre ‘Saúde e bem-estar no espaço de alimentação’. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar os servidores sobre cuidados saudáveis com os alimentos.

A ação foi mediada pelo médico Joaquim Garcia, integrante da célula, com palestras das nutricionistas Gisele Pacheco e Bruna Campos, do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece (DSAS) e do engenheiro de alimentos Cláudio Lima também do comitê.

Joaquim Garcia esclareceu que a palestra busca a adoção de uma linha de boas práticas. "Estamos mostrando algumas necessidades de correção dos hábitos alimentares, não só quanto ao conteúdo dos alimentos, mas também em questões de higiene. É importante se fazer a adequada higiene dos alimentos antes do consumo. Isso vai prevenir doenças", acentuou.

O médico explicou também que o papel da célula de Saúde e Segurança do Trabalho tem uma atenção especial com o público interno. "Realizamos este momento com os servidores colaboradores da empresa Certa para que, a partir daí, todos passem a exercer boas práticas", frisou.

Conforme Joaquim Garcia explicou, haverá novas palestras para os demais funcionários da Casa, levando o conhecimento das práticas para todos os que compõem o Poder Legislativo. Os eventos serão agendados a partir do próximo mês, segundo o médico.

Cuidados

Cláudio Lima asseverou que estão sendo levadas informações aos servidores sobre higiene e segurança dos alimentos. "Constatamos que nas nossas copas estava havendo descuidos por falta de informação. Havia alimentos expostos e organizados de forma inadequada, artigos pessoais armazenados juntos aos alimentos. Por isso, a gente trouxe essas informações para que haja mais segurança, de forma preventiva".

O engenheiro de alimentos esclareceu que para guardar os alimentos de forma segura é preciso haver higiene. Tanto no manuseio quanto no momento da alimentação. "É preciso lavar o alimento, guardá-los observando a validade, além de lavar sempre as mãos nestes momentos, e armazená-los em locais higienizados". Ele alertou ainda que são pequenas falhas observadas, até nos lares, que necessitam de uma atenção para não prejudicar a saúde dos comensais. 

Espaços coletivos

Gisele Pacheco informou que o foco principal da palestra é orientar sobre a utilização da copa e do refeitório da Casa. "São espaços de alimentação coletiva usufruídos por todos os servidores. A nossa preocupação é porque, os manuseios em lanches rápidos ou almoço precisam ser avaliados e melhorias serem buscadas, para garantir a saúde de todos", avaliou, ressaltando que esta foi a primeira palestra de uma série sobre higienização nos espaços de alimentação.

"A gente precisa da parceria de todos. Os funcionários da Certa são os responsáveis pela higienização e limpeza dos espaços. Depois, os demais servidores também receberão essas informações, porque a saúde é importante para todos, inclusive na hora de escolher os alimentos", complementou. 

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Paulo Veras

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também