Categoria Matriz

Ouvidoria Parlamentar inicia uso de ferramenta digital de comunicação

Por ALECE
25/02/2022 17:39

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Deputado Walter Cavalcante ao lado da equipe da Ouvidoria Deputado Walter Cavalcante ao lado da equipe da Ouvidoria - Foto: Divulgação

A Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará, dirigida pelo deputado estadual Walter Cavalcante (MDB), iniciou nesta quinta-feira (24/02) a utilização de uma nova ferramenta de comunicação entre o cidadão e o Parlamento Cearense. O público pode acessar o órgão por meio do link http://www.al.ce.gov.br/index.php/assembleia/ouvidoria . 

A solução tecnológica integrada de comunicação, adquirida da Rede Participar Brasil, já está disponível no Assembleia+Transparente e permite ao cidadão registrar demandas como solicitação de informação, sugestão, elogio, reclamação e denúncia.

Para assessora jurídica do setor, Isabel Chaves, o ano de 2021 é um marco para história da Ouvidoria Parlamentar.  "Com o Assembleia+Transparente, a Ouvidoria assumiu o papel de principal canal de acesso à informação, o que proporcionou a sua reestruturação. O trabalho, anteriormente feito de modo manual, foi substituído pela solução tecnológica integrada de comunicação, adquirida da Rede Participar Brasil, o que gera celeridade e maior transparência", avalia.

Segundo a assessora, com mais esta ferramenta de comunicação, disponível no site da Assembleia (www.al.ce.gov.br), o cidadão pode apresentar a sua manifestação através de um cadastro e acompanhar mais facilmente a tramitação de sua demanda.

"Vale ressaltar que o trabalho da Ouvidoria Parlamentar não é restrito a solicitação de informação, reclamação ou denúncia", destaca Isabel Chaves.  As sugestões e os elogios, de acordo com ela, são muito bem-vindos e também permitem que os demais setores da Casa possam ter um retorno do seu trabalho e assim, sejam incentivados a aperfeiçoar o serviço público prestado.

A controladora da Alece, Sílvia Correia considera que a nova ferramenta está dentro de um projeto, onde a Ouvidoria é o "canal de transparência passiva", fazendo a interlocução com a sociedade, conforme está previsto no Regimento Interno do Poder Legislativo. "O cidadão passa a ter à sua disposição um novo sistema com ferramenta interativa, que vai permitir o acompanhamento de sua demanda", pontua.

Saiba mais

A Ouvidoria Parlamentar é um órgão da Assembleia cuja atuação está prevista no Regimento Interno, sendo o principal canal de interlocução entre o cidadão e o Poder Legislativo, bem como responsável pela fiscalização, regularidade e eficiência dos procedimentos legislativos e administrativos.

As atribuições da Ouvidoria Parlamentar estão voltadas para auxiliar o cidadão no controle, na avaliação e no acompanhamento da administração pública, atendendo as solicitações de acesso à informação previstas na Lei nº 12.527/2011, bem como recebendo sugestões, críticas, elogios, denúncias e reclamações.

JS

 

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