Outubro Rosa traz palestras sobre prevenção personalizada do câncer de mama e alimentação
Por ALECE20/10/2022 14:59
Compartilhe esta notícia:
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e o Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio das Células Médica e de Saúde e Segurança do Trabalho, realizaram, nesta quinta-feira (20/10), no auditório do DSAS, no anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), palestras alusivas ao Outubro Rosa para servidores e servidoras da Alece, bem como para dependentes.
O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, também, sobre o câncer de colo de útero. O primeiro palestrante, médico mastologista Elvis Lopes Barbosa, tratou do tema “Prevenção personalizada do câncer de mama”. Elvis é mastologista do DSAS, coordenador da Residência de Mastologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e membro da Comissão de Oncoplastia da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Em sua exposição, ele destacou como fundamental para as mulheres, na prevenção do câncer de mama, realizar mamografia pelo menos uma vez por ano, a partir dos 40 anos. "Este é o único exame que isoladamente reduz a mortalidade do câncer em até 30%. No Brasil, precisamos investir mais neste tipo de informação, porque apenas 17% das mulheres em idade de rastreamento conseguem realizar a mamografia", apontou. Elvis Lopes Barbosa salientou que com a campanha do Outubro Rosa, aumentou em 30% a procura e realização de exames.
O papel da nutrição
A segunda palestra ficou a cargo das nutricionistas Gisele Pacheco e Bruna Campos, profissionais que atuam no Departamento. Gisele Pacheco é Orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, especialista em Nutrição Clínica e em fitoterapia clínica e suplementos esportivos, enquanto Bruna Campos atua na área clínica e esportiva. Elas trataram do tema “Alimentação x Câncer - Mitos e Verdades”.
Gisele Pacheco observou que a nutrição tem importância preponderante na prevenção do câncer. Durante a intervenção, respondeu a questões que são comuns em consultórios, relativas ao uso de aparelhos micro-ondas no aquecimento de alimentos. Conforme explicou, o problema na utilização do aparelho está no tipo de recipiente utilizado ao levar o alimento para aquecer. A nutricionista orientou no sentido do uso de objetos de vidro ou porcelanato, que são inertes ao calor, enquanto depósitos de plástico e similares podem emitir substâncias tóxicas quando aquecidos. Ela também pontuou que a dieta adequada para cada paciente pós câncer deve ser individualizada, "de acordo com a sintomática de cada um(a)".
Bruna Campos também abordou a temática "mitos e verdades" na alimentação saudável. Segundo ela, é preciso haver a ingestão de nutrientes compatíveis com a vida saudável. "As pessoas devem procurar se alimentar com alimentos não industrializados. Também devem ser evitadas comidas muito calóricas, como sanduíches, pizzas e biscoitos, priorizando alimentos mais naturais", asseverou.
O médico Joaquim Garcia, orientador da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social, articulador desta ação, destacou a importância do evento. “O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele do tipo não-melanoma. Por isso, buscamos alertar principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, visto que, quando descoberto na forma inicial, o índice de cura é bastante alto”, acentuou.
O Outubro Rosa prossegue nesta quinta-feira (20/10), às 14 horas, com roda de conversa sobre o tema "A convivência com as sequelas do câncer de mama nas mulheres mastectomizadas, também no auditório do DSAS. A atividade contará com presença da Associação das Mulheres Mastectomizadas Rosa Viva, Associação das Mulheres Mastectomizadas Nossa Casa, Mulheres Vitoriosas em Ação e Centro Socorro Abreu de apoio à mulher.
JS, com assessorias de imprensa do Comitê de Responsabilidade Social e DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS