Departamento de Saúde e Assistencia Social

Outubro Rosa terá palestras e roda de conversa voltadas à prevenção e combate ao câncer de mama

Por ALECE
19/10/2022 11:16 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Atividades serão realizadas no Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) Atividades serão realizadas no Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) - Arte: Divulgação/Alece

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), e o Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado Ceará (Alece), por meio da Célula Médica e da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, promovem, nesta quinta-feira (20/10), às 9 horas, no auditório do DSAS, no anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), palestras alusiva a data Outubro Rosa para servidores e dependentes.

O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, também, sobre o câncer de colo de útero. O primeiro palestrante é o médico mastologista Elvis Lopes Barbosa, que tratará do tema “Prevenção personalizada do câncer de mama”. Ele é mastologista do DSAS, coordenador da Residência de Mastologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), membro da Comissão de Oncoplastia da Sociedade Brasileira de Mastologia, Fellow em Cirurgia Plástica e Reconstrutora da Mama pelo Instituto Europeu de Oncologia, de Milão (Itália).

A segunda palestra acontece com as nutricionistas Gisele Pacheco e Bruna Campos, profissionais que atuam no Departamento. Gisele Pacheco é orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, especialista em Nutrição Clínica e em fitoterapia clínica e suplementos esportivos, Bruna Campos atua na área clínica e esportiva. Ambas tratarão do tema “Alimentação x Câncer. Mito e Verdades”.

O médico Joaquim Garcia, orientador da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, do Comitê de Responsabilidade Social, articulador desta ação, destaca o valor do evento. “O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele do tipo não-melanoma. Por isso, vamos realizar a ação visando alertar principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, visto que quando descoberto na forma inicial, o índice de cura é bastante alto”, assevera.

Roda de conversa

Ainda na quinta-feira, a Alece dá continuidade à programação do Outubro Rosa com a roda de conversa “A convivência com as sequelas do câncer de mama nas mulheres mastectomizadas”, que será realizada às 14 horas, no auditório do DSAS (3º andar do Anexo III). A atividade contará com o Coral da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), que fará o acolhimento das servidoras.

A ação é do DSAS, por meio da Célula de Assistência Social e do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, através da Célula de Articulação e Fomento à Cidadania. São responsáveis Edinira Borges, orientadora da Célula de Assistência Social, a assistente social, Káthya Gomes, do Comitê de Responsabilidade Social, e a coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça.

Para a Roda de Conversa foram convidadas, e já estão com as presenças confirmadas, a Associação das Mulheres Mastectomizadas Toque de Vida; Associação das Mulheres Mastectomizadas Rosa Viva, a Associação das Mulheres Mastectomizadas Nossa Casa; Mulheres Vitoriosas em Ação e o Centro Socorro Abreu de Apoio à mulher.

Da Assessoria de Imprensa do DSAS, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também