Oscar 2019 traz mexicano Roma em disputa com filmes de grande apelo popular
Por ALECE21/02/2019 10:59
Compartilhe esta notícia:
Saiba como conferir os filmes que disputam o prêmio neste domingo (24/02)
Júlio Sonsol
As atenções dos cinéfilos de todo mundo se voltam para o Oscar 2019, que anualmente é realizado em Los Angeles, na Califórnia (Estados Unidos). No próximo domingo (24/02), o troféu será entregue para os escolhidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, em diversas categorias. Entre os concorrentes a melhor filme está Roma, do cineasta mexicano Alfonso Cuarón, com dez indicações. O longa disputa o prêmio principal com filmes de grande apelo popular: Bohemian Rhapsody, dirigido por Bryan Singer, Pantera Negra, de Ryan Coogler, e Nasce Uma Estrela, do diretor Bradley Cooper. Outros quatro títulos disputam o prêmio.
Apontado como um dos favoritos da temporada ao acumular dez indicações ao prêmio (empatado com A Favorita), Roma tem o ineditismo por ser o primeiro filme lançado em streaming antes de chegar às salas de cinema. A película é autobiográfica, centrada nas memórias da infância do diretor Cuarón. A trama se passa no México, durante os anos 70, durante o regime de forte repressão policial aos movimentos sociais. Filmado em preto e branco, a trama é centrada na história de Cleo (Yalitza Aparicio, candidata ao prêmio de melhor atriz), uma empregada doméstica, que assume todas as tarefas das casas, desde limpar os dejetos do cachorro a cuidar dos filhos do casal de seus patrões. O filme enfrenta questões como o abandono parental, gravidez indesejada, e lares desfeitos. Recomendado a pessoas de sensibilidade para as questões do cotidiano feminino. Disponível também no Netflix, Roma disputa simultaneamente os prêmios de melhor filme e melhor filme estrangeiro.
Bohemian Rhapsody conta a história da banda de rock Queen, tendo como protagonista o personagem Freddie Mercury (no filme vivido por Rami Malek, apontado como um dos favoritos ao prêmio de melhor ator). Nascido Farroukh Bulsara, no Zanzibar, ele faleceu em 1991. Um bom filme para os fãs do grupo inglês e dos admiradores do rock dos anos 70. De forma romantizada, conta a formação, trajetória e desentendimentos entre os quatro integrantes do Queen. O guitarrista Bryan May, o baixista John Deacon e o baterista Roger Taylor no filme são tratados como meros coadjuvantes de Freddie, o baixinho dentuço, que quase fica de fora da formação por ser muito feio, de acordo com o filme. Vencedor do Globo de Ouro como melhor filme dramático) e dono de várias outras premiações de atuação para Rami Malek, o longa disputa ainda três prêmios técnicos.
Pioneirismo: filme sobre super-heróis chega à categoria principal
Pantera Negra é o primeiro filme de super heróis que chega à disputa do Oscar concorrendo ao prêmio principal, apesar de ser considerado um azarão. Há quem diga que a indicação se deve principalmente à condição de o protagonista e praticamente todo o elenco ser composto de atores negros. Para quem não é aficionado do gênero, não está perdendo muita coisa se deixar de assistir a esta película, que assume relevância somente pelo ineditismo deste tipo de indicação. A trama se passa em sua grande parte em um país africano fictício de avançada tecnologia, o que causa algum espanto. E só. Recentemente, venceu o prêmio principal (melhor elenco) no Sindicato dos Atores dos Estados Unidos e tem outras seis indicações ao Oscar, a maioria em categorias técnicas.
Nasce Uma Estrela, do ator, diretor e co-roteirista Bradley Cooper, é a quarta versão do original de 1937, com a atriz Janet Gaynor. Em 1954 foi a vez de Judy Garland assumir o papel da protagonista Ally, que em 1977 teve Barbra Streisand e, agora Lady Gaga. Na produção de 2018, há o grande mérito de as músicas serem apresentadas dentro da trama, e não como uma parte cantada do texto dos atores e atrizes. A cantora pop surpreende com uma atuação de qualidade. Apesar de ser uma trama tantas vezes filmada, é a primeira vez que disputa a principal categoria do Oscar. Em 1977, a película ganhou o prêmio de melhor música, com "Evergreen", o que pode se repetir com a canção "Shallow", que tem Lady Gaga como uma das compositoras. Cooper e Gaga concorrem aos Oscar de melhor ator e melhor atriz, com o filme tendo obtido outras quatro indicações.
Roteiros
Na categoria de melhor roteiro original estão disputando A Favorita, No Coração da Escuridão, Green Book - O Guia, Roma e Vice. O Oscar de melhor roteiro adaptado vai ficar entre Infiltrado na Klan, A Balada de Buster Scruggs, Poderia me Perdoar?, Se a rua Beale falasse e Nasce uma Estrela. Entre os apontados para as essas categorias e que não estão disputando o prêmio principal, destacamos A Balada de Buster Scruggs, dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen. São seis historietas tragicômicas do faroereste americano, reunidas em um longa metragem. Uma boa diversão para acompanhar a pipoca, e, a exemplo de Roma, também disponível no Netflix.
Serviço
Os principais filmes que disputam estarão em cartaz nas salas do Iguatemi e Shopping Parangaba. O interessado poderá maratonar várias produções pelo preço promocional de um ingresso de R$15,00 inteira, e R$ 7,50 meia, a partir das 13h20min. Mais informações no link https://bit.ly/2ShtKHY
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024