Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Oficina orienta servidores e gestores sobre elaboração de Plano de Logística Sustentável

Por Júlio Sonsol
13/06/2023 13:43 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, durante a atividade Diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, durante a atividade - Foto: Bia Medeiros

Com a participação de representantes de 17 Câmaras Municipais, servidores e gestores da Assembleia Legislativa do Ceará, a Assembleia Legislativa do Ceará conclui, nesta terça-feira (13/06), a oficina “Gestão Pública Sustentável: Elaboração de Plano de Logística Sustentável (PLS)”. A iniciativa, iniciada na segunda-feira (12/06), foi desenvolvida pela Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social da Casa.

A ação faz parte do Mês do Meio Ambiente da Alece, resultado de assinatura de acordo de cooperação entre a Assembleia e a Rede do Legislativo (Senado Federal, Tribunal de Contas da União e Câmara dos Deputados) e contribui para a formação de gestores públicos.

Ao todo, o evento presencial teve 127 inscritos, entre gestores da Alece e Câmaras Municipais, vereadores e servidores. Fabrício Machado, titular da Diretoria Legislativa da Assembleia, participante da oficina,  destacou que a oficina é uma ação do pacto com o Instituto Legislativo Brasileiro, sediado no Senado Federal, trazendo uma capacitação na área de gestão ambiental. "A oficina está trazendo para nós o conceito e iniciativas que possibilitam um planejamento logístico de preservação ambiental", acentou.

A instrutora da oficina, Danielle Abud, doutora em gestão ambiental, acentuou que a iniciativa é do Instituto Legislativo Brasileiro, da Escola de Governo do Senado, que contribui para a formação de gestores públicos dos Legislativos de todo o país. "Visamos a formar gestores para entender o tema da sustentabilidade e como aplicá-lo na administração pública. Ensinamos a trabalhar por meio do planejamento, com metas e indicadores que buscam um consumo mais consciente, diminuição de gastos e redução dos impactos ao meio ambiente", afirmou.

Atividade é realizada no Complexo de Comissões Técnicas da Alece - Foto: Bia Medeiros

Repercussão

A servidora Fátima de Jesus, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) da Alece, observou que a oficina orienta sobre a economicidade dos recursos utilizados nas atividades laborais, resultando também em práticas ecologicamente mais sustentáveis. "A professora Danielle demonstrou que podemos ser mais eficientes para a Casa e para a sociedade. Há meios de economizarmos não apenas o papel, a água e a luz. A sustentabilidade apresenta também modos de educarmos toda a população", salientou.

O presidente da Câmara Municipal de Camocim, Emanoel Vieira (PDT),  destacou a importância do evento. "A gestão ambiental tem de ser compartilhada entre os entes federados. Mas os municípios têm a dificuldade de aplicar um plano de gestão responsável pela falta de conhecimento técnico. E esta capacitação, através da parceria entre Assembleia e Senado, irá levar às Câmaras Municipais um plano de gestão sustentável, implantando boas práticas em proteção ao meio ambiente", pontuou.

Conceição Machado, orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, revelou que a Alece está desenvolvendo um Plano de Logística Sustentável. “Existe um alerta no mundo todo, e a Casa já vem adotando práticas sustentáveis, como a reutilização de água e lixeiras seletivas, trabalhando o consumo de energia, além de buscar capacitar os servidores”, explicou.

A oficina prossegue nesta terça-feira (13/06), das 14 horas às 18 horas, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

Para maiores informações sobre a Semana do Meio Ambiente, os interessados podem acessar o link https://doity.com.br/abertura-da-semana-do-meio-ambiente/ .

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também