Coordenadoria de Comunicação Social

Oficina gratuita capacita jornalistas para cobertura da crise do Coronavírus

Por ALECE
02/04/2020 14:59

Compartilhe esta notícia:

Oficina dispõe de 100 vagas e será realizada de forma virtual neste sábado (04/04) Oficina dispõe de 100 vagas e será realizada de forma virtual neste sábado (04/04) - Divulgação/ Sindjorce

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) vai promover, neste sábado (04/04), a oficina “Cobertura de crises na Saúde: Caso Coronavírus". A atividade será realizada online de forma gratuita, a partir das 10h30min, até às 12 horas. Podem se inscrever todos os interessados da área de jornalismo e assessoria de imprensa, além de estudantes da área de comunicação.

O treinamento será ministrado pelo jornalista Paulo Jefferson Pereira Barreto, assessor de comunicação no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele irá abordar o tema “O que é e por que falar de comunicação em saúde? Da teoria à análise prática da cobertura brasileira sobre o novo Coronavírus”, abordando questões relativas à abordagem e na construção da pauta em saúde; como proceder quando a comunicação oficial falha; e os desafios de quem trabalha com assessoria na área.

De acordo com o site do Sindjorce, a realização da oficina surgiu “diante da necessidade urgente de qualificação dos jornalistas cearenses para atuação na cobertura da pandemia de Covid-19 e levando em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o decreto do Governo do Ceará – ambos destacando o isolamento social como medida de prevenção à doença”.

Demanda gera oportunidade

A jornalista Samira de Castro, diretora de Comunicação, Cultura e Eventos do Sindjorce e segunda vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), explica que oficina tem por objetivo preparar melhor os jornalistas do Ceará para a cobertura da pandemia do Coronavírus.  “A gente observou que há uma procura muito grande por informações nas fontes jornalísticas. A população está recorrendo mais aos noticiários das emissoras de TV, sites e portais. O Sindicato entendeu que esse é o momento oportuno para ofertar a oficina”, afirma.

De acordo com a dirigente sindical, podem participar todos os jornalistas, independentemente de sua atuação em veículo de comunicação, ou não. “Podem se inscrever assessores de imprensa e profissionais que trabalham na cobertura”, avisou. Ela esclarece ainda que deve ser respeitado o limite de 100 inscrições, para que a oficina seja melhor aproveitada pelos participantes.

Sobre o facilitador

Paulo Jefferson Pereira Barreto tem graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela UFC. É mestre com doutorado em linguística pela mesma universidade. Integra o Grupo de Estudos, Pesquisa e Inovação em Informática Biomédica (GEPIB) e é editor da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais.

As inscrições devem ser feitas no site do Sindicato, por meio do link http://www.sindjorce.org.br/coronavirus-oficina-sobre-cobertura-de-crises-na-saude-agora-e-gratuita-e-online/. Os inscritos receberão por e-mail o link para participar pela plataforma online.

Serviço: Oficina “Cobertura de crises na Saúde: Caso Coronavírus”. Data: 04/04/2020. Hora: 10h30 às 12h. Inscrições online pelo site do Sindjorce, pelo link http://www.sindjorce.org.br/coronavirus-oficina-sobre-cobertura-de-crises-na-saude-agora-e-gratuita-e-online/

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Whatsapp: 85.99147.6829

Veja também