Oficina do Cérebro promove saúde mental para os servidores
Por ALECE27/11/2019 16:25
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa promove a saúde mental dos servidores do Poder Legislativo por meio da Oficina do Cérebro. A iniciativa, realizada duas vezes por mês, aposta nas atividades cognitivas colaborando com a qualidade de vida e a prevenção de doenças degenerativas do cérebro.
A terapeuta ocupacional e facilitadora da oficina, Geene Diógenes, acrescenta que a atividade auxilia na prevenção de doenças como Alzheimer , depressão além de equilibrar as emoções por meio de atividades terapêuticas. ''Iniciamos com o acolhimento, é um momento em que cada servidor compartilha sua semana. Em seguida, fazemos as atividades cognitivas com foco na automotivação para engajar cada vez os servidores nas atividades laborais do dia a dia da Assembleia'', destaca.
O treino cognitivo consiste em propor um programa de atividades através do qual são estimuladas diversas funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, velocidade de processamento.
As aulas são realizadas no Edifício deputado José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia, 2º andar, sala C, de 13 às 15h30min. Os servidores interessados em desfrutar de benefícios para a saúde podem assinar ficha de inscrição disponível na Divisão de Treinamento. ''Realizamos na última quarta-feira, nossa última aula do ano, mas o curso é permanente e retomamos as aulas em fevereiro'', afirma a terapeuta ocupacional com especialização em Gerontologia e mastercoach da Assembleia, Geene Diógenes.
Conforme recente levantamento, 86% dos brasileiros têm algum transtorno mental sendo grande parte desencadeado pela pressão no ambiente de trabalho. Na contramão desse índice, a Assembleia Legislativa promove o bem estar físico e mental dos servidores por meio do Programa Qualidade de Vida. O projeto faz parte da Gestão Compartilhada de Pessoas, iniciativa conjunta dos departamentos de Recursos Humanos, Saúde, Diretoria Adjunta Operacional, Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce). Também são ofertadas oficina de cinesioterapia e aulas de pilates.
A cinesioterapia propõe a prevenir lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), doenças que mais acometem os trabalhadores. As aulas são realizadas nos setores da Assembleia Legislativa tendo como instrutoras Rosilene Fonteneles e Márcia Diógenes. As aulas de Pilates são ministradas nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras em dois turnos, manhã e tarde pelas facilitadoras Socorro Bezerra e Giselle Alves, no 2º andar do Edifício José Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia Legislativa.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032