ASSALCE

Oficina de Pintura e Sambandoterapia apresentam balanço de atividades

Por ALECE
22/06/2022 11:32 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Elmiro Ribeiro é o responsável pela condução das atividades Elmiro Ribeiro é o responsável pela condução das atividades - Foto: Divulgação/ Assalce

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) chega ao final do primeiro semestre deste ano incrementando atividades culturais, artísticas e terapêuticas voltadas para as pessoas que atuam na Casa. A Associação apresenta o balanço das atividades Oficina de Pintura e Sambandoterapia.

Dentre as ações realizadas pela Assalce, nesta primeira metade do ano, está a Oficina de Pintura, ministrada pelo servidor Elmiro Ribeiro, que, no período de 15 de março a 15 de junho, percorreu as técnicas das misturas de cores e dos traços para a construção de artes plásticas.

A Oficina foi fornecida aos servidores do Poder Legislativo, que puderam conhecer um pouco sobre Colorimetria, técnica de coloração muito utilizada por designers de interiores, consultores de moda e cabeleireiros, e que tem sua base na arte da pintura de telas.

O facilitador propôs aos participantes, inicialmente, um estudo para entendimento do círculo e valores cromáticos, com a utilização de cores primárias, secundárias e terciárias. A finalização da primeira etapa da Oficina se deu com a criação de telas inspiradas na arte do pintor catalão Juan Miró.

Na segunda etapa, Elmiro provocou nos participantes o despertar da consciência da mistura de cores, como forma de ampliar os recursos e possibilidades criativas, para, assim, criar trabalhos de arte mais interessantes, aproveitando a magia e inspiração das mesmas.  "Perceber a abrangência das artes visuais e a importância das cores nos trabalhos artísticos nos estimula a usá-las de forma menos ingênua, gerando a experiência do imaginário, pois tudo é mobilizador e vai mexer como as percepções e sentimentos do nosso interior”, avalia.

Para a finalização do primeiro semestre da Oficina de Pintura, o facilitador fez uma revisão do traço, por meio das linhas abertas e dos objetos geométricos, identificando-os e relacionando-os com o mundo em que vivemos. Nessa etapa foi proposta a mudança da lógica da maneira como vemos os objetos, gerando o aprimoramento do desenho. Esse exercício, aliado ao estudo da passagem de luz/sombra utilizado nas oficinas, foi finalizado com um trabalho que teve como referência a obra do escultor Victor Brecheret, que foi apreciada pelos participantes da oficina, na galeria da Biblioteca Itinerante.

Sambandoterapia iniciou atividades em 2022

Além da Oficina de Pintura, Elmiro Ribeiro também ministrou o Sambapandeiroterapia, projeto pioneiro implementado pela Associação e que surgiu de uma conversa do facilitador com a servidora Jacqueline Assunção, coordenadora do programa "Entre Artes – A Arte de Viver".

Os servidores fizeram uso de suas formações acadêmicas nas áreas de Educação Física e Psicologia, respectivamente, para criar o projeto que tem como base os fundamentos da Psicomotricidade, que utiliza o movimento - no caso a dança, o ritmo - para manutenção do equilíbrio e promoção da coordenação motora. “O pandeiro, por meio da dissociação de movimentos, nos oferece mais consciência corporal e, como instrumento musical, vai muito além de ritmar e relaxar: ele promove e amplia o autoconhecimento e a liberdade de expressão”, afirma Elmiro.

Nas oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o instrumento em suas partes como corpo, aro, pele e platinelas. Eles aprenderam ainda a forma correta de segurá-lo, conheceram a célula rítmica do samba, sua condução (loop) e variações, bem como trabalharam o condicionamento e resistência física.

Da Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

                                                                                               

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também