Agenda Cultural

Oficina de formação artística mostra produção e discute obra de Sérvulo Esmeraldo

Por ALECE
13/06/2019 11:57

Compartilhe esta notícia:

Oficina Artística traz discussão sobre obra de Sérvulo Esmeraldo Oficina Artística traz discussão sobre obra de Sérvulo Esmeraldo - Foto: Divulgação

A oficina de formação artística "Série Cidade Portátil" traz a exposição "Sérvulo Esmeraldo a Céu Aberto", que será realizada no próximo sábado (15/06), de 10 horas às 12 horas, no Centro Cultural do Banco do Nordeste. Nesta edição será apresentada Dodora Guimarães, que é curadora de Artes Visuais e presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo, além de ter sido companheira do artista. Ela irá falar sobre o processo criativo e afetivo do artista com relação a cidade de Fortaleza.  A participação é gratuita e aberta a todos.

Sérvulo Esmeraldo nasceu do Crato, Ceará, em 1929, e faleceu em Fortaleza há dois anos. Foi escultor, gravador, ilustrador, e pintor. No início de sua carreira artística, dedicou-se à xilogravura. A partir de 1947, em Fortaleza, frequentou a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) e, em vida,  manteve contato com Inimá de Paula, Antonio Bandeira e Aldemir Martins.

Nesse período teve aulas de pintura com Jean-Pierre Chabloz. Em 1951, trabalhou na montagem da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Após o encerramento da Bienal, passou a residir em São Paulo, exerceu a função de gravador e ilustrador no Correio Paulistano e teve contato com Marcelo Grassmann e Lívio Abramo. Em 1956, fundou o Museu de Gravura, na cidade de Crato.

O evento será mediado por Izabel Gurgel, que vive em Fortaleza, é jornalista com atuação na criação e desenvolvimento de programação artística, produção e gestão cultural, além de aluna regular do Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste, tendo ainda especialização lato sensu ofertada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, Ministério da Educação e Ministério da Cultura.

Você poderá também visitar a nossa galeria Antônio Bandeira e apreciar algumas obras dele que fazem parte do acervo do Banco do Nordeste, que estarão expostas.

Serviço

Oficina de Formação Artística “Série Cidade Portátil”

Dia 15/06, sábado, de 10 horas às 12 horas

Classificação: livre

Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza

Entrada gratuita

Veja também