ASSALCE

Oficina de Bordado e ensaio do Coral Assalce mobilizam servidoras da Alece

Por Júlio Sonsol e Julyana Brasileiro
19/02/2024 16:35 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Servidoras durante atividade da Oficina de Artesanato e Costura Servidoras durante atividade da Oficina de Artesanato e Costura - Foto: José Leomar

Atividades promovidas pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) mobilizaram servidoras da Alece nesta segunda-feira (19/02). Pela manhã, foram realizadas atividades da Oficina de Bordado, do programa Entre Artes. À tarde, o Coral Assalce realizou o primeiro ensaio de 2024.

A facilitadora da Oficina, Verônica Barreto, informou que na atual edição as participantes da atividade foram orientadas sobre produção de bordados de ipês amarelos. A cada edição da Oficina são buscados novos temas, de acordo com a época do ano, dando um caráter útil às peças produzidas.

"Hoje a gente trouxe o bordado livre.  Foi uma escolha que a gente fez pra para mostrar quais são os passos que a pessoa iniciante deve dar para realizar um bom bordado. Aqui aprendemos juntos. A gente segue junto descobrindo e aprendendo uns com os outros.  Todos somos alunos", afirmou.

Diante da presença de novatos, a orientadora salientou que a Oficina teve início com os pontos mais simples, como o ponto corrente e o ponto atrás. "São vários pontinhos que são fáceis de fazer que a gente pode fazer em qualquer bordado. Qualquer pessoa pode se dedicar a este artesanato. Costumo dizer que precisa ter tão somente a vontade de aprender", observou. Segundo afirmou, há pessoas que consideram não ter jeito para a prática prevista na Oficina - mas, durante a atividade, conseguem bordar e sair realizadas com os resultados. "Tem gente até que consegue vender as peças que faz.", salientou.

Repercussão

A servidora do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Vânia Leite, revelou ter chegado à Oficina após ter a curiosidade despertada por divulgações realizadas da atividade pelas mídias sociais da Assalce e pelo Núcleo de Comunicação Interna da Assembleia, por meio do Portal do Servidor da Casa.

Trabalhos produzidos durante a Oficina, nesta segunda-feira (19/02) - Foto: José Leomar

"Primeiro, tive a curiosidade de conhecer e aprender a fazer artesanatos. Também é um meio para desopilar da vida cotidiana", disse a servidora, salientando ter sido "muito gostoso" descobrir uma nova arte.  A partir da descoberta, ela pretende decorar a casa e presentear os amigos. "Nossa arte é única e não será encontrada em nenhum outro lugar", asseverou, demonstrando interesse em prosseguir na programação da Oficina.

Verônica Barreto reforçou que as aulas da Oficina de Bordado são realizadas de 9 horas às 10h30min, às segundas-feiras. 

Coral

Na tarde desta segunda-feira, o Coral Assalce retomou suas atividades, com o primeiro  ensaio do ano. O grupo realiza ensaios semanalmente às segundas-feiras, das 14h30min às 16h30min, na sede da Associação (rua João Emídio da Silveira, n° 198), estando aberto a acolher servidores interessados.

Atividade foi conduzida pelo primeiro regente Elbano Caldas - Foto: Máximo Moura

Conforme os responsáveis pelo Coral, quem deseja soltar a voz e fazer parte do grupo precisa apenas se inscrever na sede  da Associação e fazer um teste para identificar a classificação vocal. A partir daí, será permitida a participação nos ensaios, que são realizados semanalmente sob o comando do primeiro regente Elbano Caldas e da professora de técnica vocal Carla Barbosa. ''Quem quiser participar, basta  procurar  a coordenação do coral na Assalce e fazer um teste de voz  com o nosso regente Elbano Caldas, sem nenhuma burocracia'', informa a coordenadora do Coral, Lílian Rêgo.

Conforme ressalta a servidora, o Coral é  muito solicitado  para  participar dos eventos realizados na Alece, principalmente em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia Internacional da Mulher, programação do Outubro Rosa e nas sessões especiais realizadas no plenário do Poder Legislativo.

Além de promover a socialização entre os coralistas, a música proporciona benefícios para a saúde de todas as idades, garantindo bem-estar, alegria,  melhora na concentração e memória e diminuição do estresse. Estudos mostram que o ato de cantar produz endorfina, que além de uma potente ação analgésica, estimula a sensação de bem estar, autoconfiança, otimismo e conforto. Durante os ensaios, a preparadora vocal Carla Barbosa dá ênfase aos exercícios de respiração entre os servidores. 

Coral é demandado em diversas ocasiões na Alece - Foto: Máximo Moura

Saiba mais 

O Coral Assalce é coordenado por Lilian Rêgo e Laurenice Moreira e conta com o apoio do presidente da Associação, Luis Edson Sales, para a realização de sua atividades. Além das apresentações na Alece, o grupo  realiza apresentações em asilos, creches, escolas e hospitais, espalhando música e solidariedade pela capital cearense.

Serviço: A Oficina de Bordado faz parte do programa Entre Artes, coordenado pela servidora Jacqueline Assunção, e acontecem na sede da Assalce às segundas-feiras. Para participar, basta comparecer à sede da entidade, às 9 horas, nas segundas-feiras. Para mais informações, deve ser feito contato com a Associação, pelo telefone 85.3272.8832.

O Coral Assalce promove ensaios às segundas e quartas-feiras, das 14 horas às 16h30min. Mais informações pelos telefones 85.99909.8630 e 99113.9371.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também