Oficina da Memória prossegue com atividades
Por ALECE30/03/2020 11:19 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Oficina da Memória, que integra o Projeto Casulo, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), trabalha a mente dos participantes por meio de estímulos emocionais, sociais e espirituais, com a realização de práticas cognitivas, artísticas e de convívio social. As atividades prosseguem em novo formato desde o dia 23 de março, como forma de atuação do grupo devido ao isolamento social gerado pelas ações de combate ao novo coronavírus, conforme explica a facilitadora e master coach com expertise em inteligência emocional, Geene Diógenes.
“É um momento que exige muito do emocional das pessoas. Hoje existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para encurtar distâncias, como Zoom, Skype e chamada de vídeo em grupo. Utilizo a metodologia da chamada de vídeo pelo WhatsApp, pois nem todas as participantes têm habilidade com essas ferramentas’’, afirma.
As atividades acontecem uma vez por semana. Dois grupos foram formados para a realização de chamadas de vídeo. ‘’As atividades contribuem para a saúde mental dos servidores. Ressalto a importância de manter a mente em equilíbrio, fazer leituras prazerosas, ver filmes de qualidade, fazer o desapego de coisas esquecidas em casa e a prática de exercícios físicos adaptados”, afirma Geene. Ela considera fundamental uma escuta empática, reservando esse momento para que as participantes se sintam acolhidas e ouvidas. “Realizo atividades cognitivas e peço para todas realizarem em casa’’, informa a facilitadora.
Metodologia de trabalho
A Oficina da Memória estimula a cognição e enfatiza a importância do equilíbrio da inteligência emocional e social, trazendo benefícios como a socialização e qualidade de vida. A iniciativa é voltada principalmente para pessoas idosas e a terceira idade é uma fase da vida que requer movimentação não apenas física, como mental.
Por falar em mente sã, Geene Diógenes deixa sua dica para estimular a memória em casa “Faça exercícios que sejam prazerosos para você. Palavras cruzadas, jogos online, Tangram, pinturas e leitura são boas opções, bem como ver filmes, ligar para parentes e amigos, ouvir música e dançar’’, aponta.
A Oficina da Memória será retomada com atividades presenciais após o período de pandemia do Covid-19. Após a normalização das atividades, os interessados poderão procurar a sede da Assalce (rua Araken Silva, 103 - bairro Dionísio Torres) ou se inscrever por meio do telefone 85.3272.8832.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Whatsapp: 85.99147.6829
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)