“O Poderoso Chefão” tem releitura de sua conclusão
Por ALECE11/12/2020 12:27 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Os cinéfilos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília já puderam conferir, desde o dia 3 de dezembro. Mas só nesta terça-feira (08/12) ficou disponível nas plataformas de streaming, para aluguel e compra, “O Poderoso Chefão de Mario Puzo – Desfecho: A Morte de Michael Corleone”. Trata-se de uma atualização de “O Poderoso Chefão III” (1990), feita pelo diretor Francis Ford Coppola para marcar os 30 anos da conclusão da saga.
De acordo com os realizadores, a atual versão foi restaurada para uma melhor apresentação do último capítulo da saga dos Corleone, que é frequentemente considerada pela crítica especializada como uma das maiores da história do cinema.
O cineasta e sua produtora, American Zoetrope, trabalharam a partir de uma varredura de 4K do negativo original para empreender uma cuidadosa restauração quadro a quadro do novo filme e o original “O Poderoso Chefão III”. A fim de criar a melhor apresentação possível, a equipe de restauração da Zoetrope e da Paramount começaram procurando por mais de 50 tomadas originais para substituir as óticas de menor resolução no negativo original.
Este processo levou mais de seis meses e envolveu a peneiração de 300 caixas de negativos. A Zoetrope trabalhou cuidadosamente para reparar arranhões, manchas e outras anomalias, que não puderam ser tratadas anteriormente devido às restrições tecnológicas, enquanto melhorias foram feitas na mistura do áudio 5.1 original. Todo esse trabalho foi afetado ainda pela pandemia do Coronavírus, pois, na metade da produção, a realização pela Zoetrope e pelo estúdio Paramount passou a ser feito remotamente.
Premiações e sinopse
Em 1991, a conclusão da trilogia obteve sete indicações ao Oscar, nas categorias de melhor filme, diretor, ator coadjuvante (Andy Garcia), fotografia (Gordon Willis), direção de arte, edição e canção original. No Globo de Ouro, também obteve sete indicações, sendo mencionado ainda em premiações como Chicago Film Critics Association Awards e American Society of Cinematographers.
No filme, Don Michel Corleone (Al Pacino) está envelhecendo e, com a ajuda do sobrinho Vincent Mancini (Andy Garcia), busca a legitimação dos interesses da família, em Nova Iorque (EUA) e na Cidade do Vaticano (Itália). Mas seu protegido não está só interessado em parte do império da família. Ele também deseja a filha de Michael, Mary (Sofia Coppola). O relacionamento desagrada a Don Corleone, enquanto inimigos se articulam para derrotá-lo.
Para quem conhece, é a chance de rever a conclusão da trilogia, que tem modificações relevantes sobretudo no seu início e no final. Já para quem vai conhecer a saga, é recomendável que se comece pelos dois filmes que iniciam a trilogia (realizados em 1972 e 1974) antes de conferir a releitura da conclusão. Para além das ótimas atuações (sobretudo as de Pacino e Garcia, em autêntico duelo), o longa tem como ponto alto seus 40 minutos finais, em que um emaranhado de traições e assassinatos se dá em plena execução da ópera “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni.
Em uma palavra: Bravo!
Serviço: “O Poderoso Chefão de Mario Puzo – Desfecho: A Morte de Michael Corleone”. (1990/2020). Direção: Francis Ford Coppola. Com Al Pacino, Andy Garcia, Diane Keaton, Thalia Shire e Sofia Coppola. Disponível nas plataformas digitais NET NOW Claro, Sky, Apple TV, Google Play, Vivo, Oi, Xbox Video, PlayStation Store para aluguel e compra.
SC, com informações do site Clube Cinema (https://www.clubecinema.com.br/)
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024