"O Parlamento e Sua História" recebe quase 6.000 estudantes em 2019
Por ALECE18/12/2019 17:09
Compartilhe esta notícia:
O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto recebeu, no ano de 2019, a visitação de 5.899 alunos de 150 instituições de ensino. Eles conheceram as dependências do Poder Legislativo por meio do projeto "O Parlamento e Sua História", coordenado pelo Malce. Os dados superam os de 2018, quando foi registrada a frequência de 4.530 estudantes de 118 instituições de ensino dos municípios cearenses. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (18/12), no programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia 96,7.
Para o historiador do Memorial, Diego Morais, os índices comprovam que a juventude está mais interessada em conhecer de perto as atividades legislativas, bem como a história política. ''Tivemos em 2019 um ano intenso. Realizamos nove exposições complementares, exposições de destaque, recebemos 2.000 visitantes e conseguimos desenvolver o trabalho de aproximação da Assembleia Legislativa com o público desenvolvendo essa consciência sobre a história política e cidadania. Em 2020, o Memorial terá novos equipamentos que vão proporcionar uma maior interação do visitante com a história política do Ceará'', destaca.
O Malce está promovendo uma atualização de todos os equipamentos eletrônicos para melhorar o atendimento ao público visitante. Por isso, as visitas serão retomadas em 2020, após a conclusão da reforma. Além de estudantes, o Memorial também está aberto à visitação para grupos de pessoas, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail.
Saiba mais
O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto conta com uma exposição de longa duração que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da corte portuguesa ao país, em 1808. A data foi um marco nas transformações que levaram o Brasil a se constituir como Nação. A ênfase da exposição relaciona-se à trajetória do Poder Legislativo cearense desde a criação dos Conselhos Provinciais, em 1835, até a atualidade.
O Memorial, cujo presidente é o ex-deputado estadual Osmar Diógenes, conta ainda com uma reserva técnica de cerca de duas mil peças, entre objetos, documentos e fotografias que retratam a história do Ceará.
O projeto "O Parlamento e Sua História" é organizado pela equipe do Malce, composta por Socorro Medeiros, Ivana Costa, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Gilson Diego e Camila Ribeiro. No primeiro semestre, o projeto recebeu 3.188 estudantes. Para se inscrever as escolas públicas ou privadas interessadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707 ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Projeto Sextou no Malce recebe visita de servidores de órgãos públicos e privados
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) já realizou sete edições do projeto Sextou no Malce, por meio do Memorial Deputado Pontes Neto, ao...
Autor: Júlio Sonsol, com Agência de Notícias da AleceAlece e Museu da Fotografia Fortaleza lançam exposição “Imagens que Ardem”
O Museu da Fotografia Fortaleza e o Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) realizam, a partir desta quarta...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceSeminário Novembro no Malce debate papel e desafios dos museus na educação
Teve início, nesta segunda-feira (11/11), o seminário de formação museal "Novembro no Malce: Memórias, educação e sociedade", promovido pelo Memorial...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece