Categoria Matriz

Nutricionista do DSAS orienta sobre alimentação para prevenir câncer de próstata

Por ALECE
12/11/2021 11:47 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Mateus Pamplona orienta sobre alimentação saudável contra o câncer de próstata Mateus Pamplona orienta sobre alimentação saudável contra o câncer de próstata - Foto: DSAS

A campanha Novembro Azul, de conscientização ao público masculino, está sendo realizada por entidade neste mês, com objetivo de orientar aos homens para os cuidados com a saúde e o combate e prevenção de doenças, com ênfase no câncer de próstata. No dia 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

Os dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indicam que um em cada seis homens com idade acima de 45 anos pode apresentar a doença sem ter conhecimento. O câncer de próstata é tipo que mais acomete a terceira idade, e que, quando diagnosticado precocemente, pode ter uma alta chance de cura.

Um dos meios de evitar que haja o surgimento do câncer de próstata é através da alimentação e hábitos saudáveis. O nutricionista Mateus Teles Pamplona, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, traz orientações para a preservação da saúde. O conteúdo está disponível em vídeo no fim desta matéria, produzido pelo DSAS e Núcleo de Comunicação Interna, com o apoio da TV Assembleia.

Dieta equilibrada e estilo de vida são importantes

Mateus Pamplona destaca que as evidências de estudos na ciência mostram a alimentação com um papel importante nos estágios de iniciação, promoção e propagação do câncer, sendo considerado um fator de risco e um fator preventivo.

Acredita-se que uma dieta equilibrada e associada a um estilo de vida regular poderia prevenir de três a quatro milhões de novos casos por ano. Neste sentido, ele explica sobre os alimentos que o consumo em excesso deve ser evitado, e aqueles que são indicados para a manutenção da saúde.

Segundo o nutricionista, deve ser evitada a ingestão em grande quantidade de alimentos ricos em gordura saturada. "Quando consumidos em excesso, estão associados a maior incidência do câncer de próstata. São os alimentos como a carne vermelha, os embutidos, biscoitos recheados e aquela lasanha congelada que são vendidos em supermercados", exemplifica.

Mateus Pamplona recomenda o licopeno como principal substância no combate ao câncer de próstata. De acordo com ele, o licopeno é encontrado no tomate, na melancia e na pitaia, entre outros. "Esse licopeno possui a função de proteger o organismo na degeneração de células que podem levar ao desenvolvimento do câncer de próstata", assevera.

Acompanhe, abaixo, o vídeo com as orientações do nutricionista.

JS, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/







Videos

Veja também