Núcleo de Saúde Mental inaugura Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa
Por ALECE14/10/2021 20:46 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Núcleo de Saúde Mental da Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira(14/10), no auditório do Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque , anexo III da Alece, a instalação do Serviço de Atenção ao Adulto e a Pessoa Idosa.
O projeto foi elaborado pelo Núcleo de Saúde Mental em parceria com coordenadora da Célula de Terapia Ocupacional, Lucila Bomfim, a terapeuta ocupacional Andreia de Lima, com a colaboração da primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão e do diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa, Luís Edson Sales.
A primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão, parabenizou a iniciativa do Núcleo de Saúde Mental que tem por objetivo estimular e contribuir para o envelhecimento saudável oferecendo diferentes formas de cuidado e apoio, além de assegurar a participação ativa de adultos e de pessoas idosas nesse processo.
''A nossa sociedade está envelhecendo e realmente precisamos trabalhar políticas públicas para incluir os nosso idosos. Eu trabalho muito com a ancestralidade, o respeito a hierarquia, pois sei que quem veio antes de nós tem a força de levar justamente as pessoas mais jovens para a vida com suas experiências. Esse serviço irá trabalhar com a verdadeira inclusão de todos os servidores que estão chegando na aposentadoria e aqueles que já estão aposentados. Agradeço o empenho da doutora Lucila Bomfim, doutora Andreia de Lima,e a Assalce”, destacou.
A deputada Érika Amorim (PSD) parabenizou a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, Rejane Sales, coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da Alece, e o presidente da Assalce, Luís Edson Sales pelo trabalho realizado em conjunto. ''Temos visto vários novos projetos para os servidores com olhar sistêmico e acolhedor, que trarão muitos benefícios. É uma felicidade prestigiar o nascimento de mais uma iniciativa importante, perceber cada vez mais um olhar inclusivo na Assembleia e nos colocamos a disposição para apoiar '', ressaltou.
O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce), Luis Edson Sales destacou que a associação valoriza os profissionais que se dedicaram por anos ao Poder Legislativo. ''Temos vários projetos voltados para os idosos, como os programas Casulo Qualidade de Vida e Casulo Bem-Estar, Alô saudade, Café com Prosa, que promovem saúde, interação, lazer, para que eles permaneçam sempre de maneira ativa e não se sintam excluídos da sociedade. Tenho certeza do sucesso desse projeto e parabenizo o trabalho da doutora Rejane Sales, coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, que com sua desenvoltura e bagagem, traz esse projeto junto com a doutora Lucila Bomfim para os servidores'', enfatizou.
Serviço de Atenção ao Adulto e a Pessoa Idosa
A coordenadora da Célula de Terapia Ocupacional, Lucila Bomfim, uma das idealizadoras do Serviço de Atenção ao Adulto e a Pessoa Idosa, ressaltou que o objetivo da iniciativa é desenvolver áreas voltadas à capacidade cognitiva e funcional de adultos e pessoas idosas além de resgatar a autoestima e promover o convívio social. ''O serviço busca atender servidores ativos e inativos da Alece, seus dependentes e a comunidade do entorno, na prevenção e reabilitação do declínio cognitivo por intermédio da estimulação, treino ou reabilitação cognitiva”. Conforme explicou, um dos efeitos do envelhecimento populacional é a demanda maior por serviços, sobretudo os voltados à cognição e funcionalidade.
Para a realização das ações, o Serviço de Atenção ao Adulto e a Pessoa Idosa contará com as células de terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, enfermagem, assistência social, fonoaudiologia, psicopedagogia e clínica médica, tendo como parceiros todas as células do DSAS e núcleos.
Os atendimentos serão realizados nos turnos da manhã e tarde, de acordo com cada caso, demandas apresentadas e disponibilidade do profissional; podendo ser individual ou em grupo. ''Dentre as ações previstas, teremos oficinas de e atendimentos de estimulação, treino, reabilitação cognitiva, dinâmicas de grupo, condicionamento funcional, promoção de rodas de conversas ligadas ao processo de envelhecimento, orientações em relação ao sono, prevenção e gerenciamento do estresse'', adiantou Lucila Bomfim.
A Terapeuta Ocupacional da Célula de TO do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa, Andréia de Lima será parceira do Serviço de Atenção ao Adulto e a Pessoa Idosa, com o programa Saúde do Cuidador.
Convênio- Pessoa Idosa
A Assembleia Legislativa do Ceará, a Associação dos Servidores da Casa (Assalce) e a Secretaria de Planejamento de Gestão do Governo do Estado (Seplag), assinaram, na manhã da desta quinta-feira (14/10), convênio para ampliar os serviços de atenção ao adulto e pessoa idosa, junto ao Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), da Seplag.
A primeira-dama do Legislativo, Cristiane Leitão, explicou que a parceria com a Seplag ocorre pelo êxito e pela experiência da pasta com o Programa de Ação Integrada para o Aposentado, um centro de referência para o acolhimento, formação e informação para os idosos e aposentados do Ceará. Segundo ela, os idosos da Assembleia têm muito a ganhar com a assinatura do convênio.
O presidente da Assalce, Luiz Edson Corrêa, ressaltou que o objetivo do convênio de cooperação favorece os servidores aposentados, visando à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. “São ações voltadas para a área da saúde, qualidade de vida, autoestima, inclusão digital para a terceira idade, turismo, projetos voltados para a terapia no lar, e outras ações para servidores que merecem esse olhar”, disse.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna